Áreas com mais vagas de estágio são: Administração, Comunicação, Informática, Engenharia e Direito. Foto Divulgação
O período de férias é o melhor para quem busca ingressar no mercado de trabalho. Para 2011, as previsões são otimistas quando o assunto é a contratação de estagiários. Nessa “Temporada de Estágios”, período marcado pelos meses de janeiro, fevereiro e março, são previstas a abertura de 25 mil vagas, sendo 19 mil para superior e 6 mil para médio e técnico.
De acordo com o Censo do Inep/MEC e dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), há no Brasil 5 milhões de estudantes no nível superior e somente 740 mil estagiam. No médio e técnico são 8,35 milhões de alunos e 260 mil estagiários. Para este trimestre, a previsão é de 210 mil novas vagas, tornando esse o melhor momento para conseguir um estágio.
Por que ocorre esse aumento? Muitos se formam no final do ano e são efetivados ou rescindidos. Por isso, as empresas disponibilizam novos postos nos primeiros três meses. “O reaquecimento da economia também é um fator responsável pelo maior número de ofertas de estágio”, afirma o presidente da Abres, Seme Arone Junior.
As graduações com mais vagas são: Administração de Empresas, Comunicação Social, Informática, Engenharia e Direito. Já para o médio técnico, Administração, Eletrônica, Mecatrônica, Secretariado e Publicidade oferecem mais oportunidades. “O curso de administração é uma porta de entrada para diversas áreas. Por ter um campo de atividades diversas, aumenta minhas chances”, diz o estagiário Renato de Souza Santos.
Dicas
Para iniciar a carreira é necessário ter diferenciais. Além disso, a dica é procurar um estágio logo no começo do curso. “O jovem precisa se preparar para enfrentar o mercado de trabalho. Não basta se contentar com os conhecimentos da escola ou da faculdade “, diz a gerente de treinamento Carmen Alonso.
“Agora é hora de fazer atividades extracurriculares e estar atualizado sobre os acontecimentos gerais para ter um bom currículo”, finaliza. Dados da Abres apontam que 97% dos alunos de médio e técnico e 85,5% dos estudantes de superior não tem a oportunidade de estagiar.