O estudante que não conseguir uma vaga de estágio agora, não precisa ficar preocupado. Ele terá outras oportunidades durante este e o próximo semestre. De acordo com o diretor-executivo da Perfil de Talentos, Afonso Lamounier de Moura, o problema está no último anista, pois as chances se reduzem devido ao menor período de estágio que pode oferecer. Ele explica que as empresas costumam contratar o aluno do último período no início do ano para que eles fiquem, pelo menos, 12 meses na empresa. “A preferência é pelo penúltimo ano”, completa.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior, após este período com grandes oportunidades, a concorrência é maior, com mais candidatos por vaga. No entanto, o estudante aplicado e comprometido sempre conseguirá um estágio.
Para o presidente da Abres, procurar estágio no último ano da faculdade não é indicado. Sem estágio fica mais difícil aprender na prática e o jovem não terá experiência. “Isso pode deixar o futuro profissional em desvantagem na hora de concorrer a uma vaga com outros candidatos que fizeram estágio”, analisa. (J.M.)