Possuir estagiários em seu quadro de funcionários já deixou de ser um mito em muitas organizações. Antigamente, essa adaptação era considerada arriscada por parte dos empresários, mas o posicionamento da grande maioria mudou após conhecerem as vantagens dessa prática. Afinal, investir em um jovem talento é uma receita de sucesso!
As empresas com estagiários nas equipes acabam prestando um serviço de ajudar o estudante em início de carreira em sua inserção no mercado profissional. De acordo com os dados do Inep/MEC, temos 16,3 milhões de jovens brasileiros aptos a estagiar. Porém, apenas 1 milhão deles estão no mercado. Esses dados assustam quando essa atividade é interpretada como uma das principais ferramentas de auxílio para ingressar no mundo corporativo. Por meio dele, é possível colocar em prática os ensinamentos teóricos adquiridos na instituição de ensino.
Além disso, para as empresas, há uma redução dos encargos sociais e entra em questão a responsabilidade social exercida. Portanto, investir no estudante brasileiro é aumentar as expectativas para o futuro de nosso país!
Carlos H. Mencaci é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios.