Conheça algumas dicas e como esse grupo faz a diferença
Qualquer líder de sucesso sabe como suas habilidades são responsáveis por motivar o time e buscar sempre os resultados de excelência para a companhia. Inclusive, falo isso pela minha experiência, é preciso desenvolver capacidades únicas, tanto para aprimorar a si mesmo quanto para incentivar o melhor de cada um dos integrantes. Nesse sentido, os estagiários fazem a diferença, pois chegam engajados em colocar em prática os conhecimentos da sala de aula, agregando bons resultados para a empresa.
As 6 principais qualificações de um líder de sucesso
Atualmente, segundo dados da Abres (Associação Brasileira de Estágios, temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Porém, apenas 5,2% deles conseguem de fato estagiar. Esse volume é alarmante, tendo em vista o potencial criativo e inovador dessa moçada em busca de um líder para fazê-los evoluir na carreira.
Sendo assim, tendo em vista meus aprendizados colhidos em mais de 20 anos como executivo e gestor, trouxe algumas dicas para quem quer melhorar sua liderança. Veja:
1) Liderança: para mim, essa é a qualificação principal de um empreendedor, afinal, como abrir uma companhia se você não tem espírito de liderança? Saber gerenciar pessoas e negócios não é uma tarefa fácil, e o empresário deve ter esse dom de natureza, ou então fazer cursos para desenvolver essa competência.
2) Humanização: é necessário entender e compreender a vida pessoal e profissional do colaborador. Isso porque as duas precisam estar alinhadas com o mesmo propósito. Além disso, um bom coordenador precisa saber como está lidando com indivíduos e não com objetos. Afinal, pessoas felizes produzem mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros, principalmente os estagiários da Geração Z, acreditam no quanto seu propósito está conectado com sua ocupação atual.
3) Espírito de equipe: um gestor também deve ter esse espírito e saber delegar funções. Existem pessoas com capacidade de realizar toda a tarefa e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário investir nos seus colaboradores, com funções específicas, para eles ajudarem no desenvolvimento de atividades e melhorarem os resultados da corporação.
Nesse cenário, os estagiários fazem toda a diferença. Isso porque eles chegam sem vícios ou manias, podendo ser moldados de acordo com a filosofia e cultura interna da organização. Além disso, seu contato frequente com as inovações de sala de aula, os fazem ser mais motivados a colocar em prática suas ideias singulares.
4) Autogestão: essa soft skill não é apenas relevante para o empreendedor, mas também para o time todo, principalmente quem quer crescer dentro de uma firma e ser efetivado. Afinal, saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica muito necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão trabalhando home office e precisam ter seu próprio cronograma.
5) Resiliência: existem muitos problemas no mundo empresarial e eles aparecem a todo momento. Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar a empresa. Saber agir sobre a pressão é de extrema importância e faz o coordenador evoluir gradativamente. Essa aptidão também deve ser estudada e é muito encontrada no autoconhecimento.
6) Planejamento: incluir prazos e definir bem as suas atividades, bem como as demandas da equipe, é uma condição imprescindível para o bom funcionamento do espaço laboral. Ou seja, desenvolver as tarefas de forma objetiva torna possível gerar resultados mensuráveis, criando um controle maior sobre o seu projeto. Dessa forma, colha melhores resultados e insights sobre seus investimentos positivos ou negativos.
Por fim, um bom empreendedor dá espaço para quem chega agora no mercado. Isso porque além de melhorar a reputação do negócio, também ajuda a formar os futuros cidadãos da nação, incidindo contra a evasão escolar e ajudando a economia a girar com dignidade. Para isso, conte com a Abres!
*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios