Chegou a hora de conseguir sua vaga de estágio

Mercado aporta reaquecimento e aumenta as expectativas para a 1ª Temporada de Estágios

Conseguir uma vaga de estágio é o sonho de muitos jovens brasileiros. Felizmente, esse desejo está mais próximo com a retomada econômica. As bolsas americanas estão em recordes históricos e a B3 – bolsa de valores oficial do Brasil – deve passar de R$ 100 bilhões de investimento estrangeiro só em 2021. Isso aquece ainda mais o mercado de trabalho.

De acordo com as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged, em novembro as posições de trabalho formais no país, quantidade total de vínculos celetistas ativos, aumentou 0,79% em relação a outubro. Isso reflete no estágio também. No mesmo mês, tivemos um cenário positivo com oferta de posições 28% a mais em relação ao mesmo mês em 2020. 

A nossa expectativa é ainda maior com a 1ª Temporada de Estágios neste primeiro trimestre. Esse é um período conhecido pelas grandes probabilidades de contratação porque muitos contratos são encerrados por tempo limite ou efetivações e as empresas fazem as reposições. 

Todavia, onde encontrar vagas? Os agentes de integração dispõem de oportunidades em suas plataformas via telefone, sites e até aplicativos. Essa é uma alternativa confiável, visto sua obrigatoriedade em não cobrar qualquer valor do estudante. Na página de associados da Abres, há uma lista de instituições sérias para você se cadastrar e ampliar suas chances de inserção no universo corporativo. São possibilidades no país todo.

Benefícios

Vale lembrar das vantagens para os envolvidos. As instituições agregam para seu corpo laboral, jovens com potencial e habilidades a serem desenvolvidas e com muita vontade de agregar conhecimentos práticos. Ou seja, propagadores da inovação. Além do mais, a retenção de um estagiário é uma boa opção financeira, pois tem os encargos sociais de um CLT.

Sendo assim, a prática não gera vínculo empregatício. Logo, as companhias ficam isentas de encargos trabalhistas, tais como 13º salário, ⅓ sobre férias, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e eventual multa rescisória. Isso foi feito, justamente, para incentivar a admissão desse público em busca de dá-los esse primeiro passo na carreira.

Também é um ensejo para o estudante, pois a Lei 11.788/2008, estabelece uma carga horária máxima de seis horas diárias e 30h semanais para ele conseguir conciliar as aulas com o ofício. Ademais, fica pré-estabelecido o recebimento de uma bolsa-auxílio, auxílio transporte e recesso remunerado, na modalidade não-obrigatória. 

Esteja atento e qualifique-se

Então, se você busca por uma possibilidade, corra em busca do seu sonho. Esta é a hora! Para isso, pesquise sobre a entidade, cultura, ramo de atuação e prepare-se para o processo seletivo. Procure funções alinhadas ao seu perfil e mantenha o foco. Seja autêntico na entrevista, mostre suas competências e conhecimentos. Sobretudo, invista em qualificações como outros idiomas, recursos tecnológicos, etc.

Portanto, não perca tempo. As contratações estão retomando com força e o Brasil precisa de talentos. Assim, o nosso papel é incluir essa turma no mercado de trabalho. Vamos juntos!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *