Entenda alguns benefícios dessa modalidade para a empresa
É certo como o estágio é um dos principais meios de inserir e moldar jovens para o mercado de trabalho. Sempre ressalto como a legislação é positiva para as empresas e melhor ainda para os estudantes. Afinal, a modalidade é imprescindível para o crescimento profissional de quem inicia por agora uma carreira. Segundo a Abres, temos 18,6 milhões de possíveis estagiários por todo o Brasil. Dessa forma, é indispensável entender a fundo essa oportunidade para quem está no ensino médio, técnico, superior e profissionalizante.
Conforme os dados da Abres, desse número, apenas 5,2% conseguem de fato um estágio. Nada me tira da cabeça como mais de 90% é deixado à mercê para encontrar seu “espaço ao sol” no meio empresarial. Para mim, os executivos encontram um potencial enorme em quem está chegando agora no mercado de trabalho, cheio de vontade de fazer acontecer.
3 vantagens de contar com estagiários dentro das empresas
Nesse cenário, agora com as aulas retornando, é o momento ideal de trazer esses talentos para dentro das corporações, de modo a usufruir dos proveitos legais e das inovações de uma mente conectada com a modernidade. Pensando nisso, trouxe alguns benefícios dessa contratação:
1. Conte com novos talentos:
Para as organizações, esse é o instante perfeito para recrutar, capacitar e descobrir novos talentos para compor seu quadro fixo de funcionários. Ressalto diariamente como o estagiário é uma das principais ferramentas de crescimento de uma empresa. Afinal, eles trarão o desenvolvimento do negócio de forma jovem, com uma mentalidade nova e recursos diferenciados, mais acessados pela garotada.
Além disso, também é vantajoso para a imagem e reputação da marca. Isso porque demonstra para a sociedade um investimento na formação de cidadãos mediante bons caminhos, algo bem visto pela comunidade em geral, resultando em mais credibilidade e um grande diferencial competitivo.
2. Possibilidade de multiplicar o conhecimento:
Por meio do ato educativo supervisionado, a companhia seleciona e desenvolve o perfil profissional desse acadêmico de acordo com sua missão, valores e ideais. Esse grupo chega sem vícios e pode ser lapidado conforme as demandas, com isso multiplica a cultura enquanto ensina competências essenciais para as operações.
De forma geral, percebo como é um apoio nos procedimentos e um auxílio cada vez mais qualificado. Por isso, recomendo a todo empreendedor ter a sensibilidade de dar oportunidade para esses aspirantes. Afinal, é um ganho notável para todas as partes.
3. Renovação experiente:
Por meio dessa iniciativa, é possível trazer a renovação para funcionários já experientes e com tempo de atuação na casa. Isso porque, com a entrada de gente nova, eles se prepararam para treinar e fortalecer os princípios internos, afinal supervisionam esses principiantes enquanto os ajuda a evoluir em suas aptidões.
Desse modo, quem ensina também aprende. Assim, há um aprimoramento dos conhecimentos, com a possibilidade de rever processos e ajustá-los com o objetivo de otimizar, produzindo cada vez mais insights. Ademais, também economiza-se com processos seletivos, pois a efetivação desse novato depois de adquirir a bagagem de informações necessárias é uma tática de desenvolvimento empresarial.
Por fim, ao dar uma chance para esses jovens você está incentivando um futuro mais promissor. Afinal, a educação é a base para a prosperidade de qualquer pessoa e negócio. Para ajudar com a burocracia e demais cláusulas da Lei 11.788/2008, na qual essa contratação é amparada, temos diversos associados. Conte com a Abres!
*Carlos H. Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).