Estágio: um incentivo para estudantes!

A garantia de bons resultados dentro de uma organização é a principal preocupação de um gestor. Para enfrentar os desafios do cotidiano, é fundamental dispor de uma equipe trabalhando em sintonia em prol do cumprimento de metas. Por essa razão, muitas empresas contam com a presença de estagiários no seu quadro, indo além dos funcionários efetivos. Nos mais variados setores, essa modalidade é benéfica tanto para o educando quanto para a entidade. Sendo assim, compreenda como apostar na capacitação dos indivíduos em formação pode ser um investimento interessante para o seu negócio!

  • Invista em quem quer aprender!

De acordo um mapeamento feito pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), existem 17,4 milhões de pessoas adeptas a estagiarem pelo país, abrangendo tanto o nível técnico quanto superior. Mesmo com esse elevado número, apenas 5,2% deles conquistam uma vaga. Ainda assim, é relevante analisar como o índice de efetivações nessa modalidade varia entre 40% a 60%. Fica nítido, portanto, como grande parcela das concedentes de oportunidades mostraram-se satisfeitas com suas contratações. 

Tendo como base a Lei de Estágios, percebemos como ela garante certos incentivos legais, tais como: “Art. 3º O estágio, tanto na hipótese do § 1º do art. 2º desta Lei quanto na prevista no § 2º do mesmo dispositivo, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza”. Ou seja, as corporações ficam isentas de alguns encargos e impostos, tais como ⅓ sobre férias, 13º salário, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), eventual rescisória de 40% e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

Nesse contexto, podemos salientar as vantagens de investir em quem quer aprender. Afinal, esse tipo de pessoa carrega uma bagagem de novas ideias e vontade de adquirir os ensinamentos dos mais antigos. Apesar de inicialmente ser necessário dedicar um certo tempo para a adaptação desse ser inexperiente, a sua evolução é rápida e, futuramente, será possível contar com um colaborador alinhado com toda a cultura organizacional. 

Acima de tudo, esse é um ato educativo. Tendo em vista a inserção de todos os candidatos em uma instituição de ensino, é preciso estar devidamente alinhado com os propósitos, fornecendo instrução técnica, prática e corporativa. “Na maioria das vezes, essas são pessoas em busca da primeira convivência laboral. Abrir as portas para esse grupo é uma excelente alternativa para as companhias necessitadas de mais criatividade, diversidade e engajamento”, pontua Yanka Mayra da Rocha, supervisora da Avance Estágios. 

  • Quem pode ser contratado como estagiário?

Um ponto interessante é a desmistificação quanto a idade para estagiar. Conforme a Lei 11.788/2008, os aspirantes ao cargo precisam ter pelo menos 16 anos, sendo inexistente um limite quanto a isso. Logo, o principal requisito é a matrícula ativa e frequência regular no ensino médio ou superior, pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Por essa razão, confirmamos como essa pode ser uma oportunidade para todas as gerações. 

Além disso, existe uma duração máxima de dois anos de contrato. Por meio do TCE (Termo de Compromisso de Estágio), é formada uma aliança segura entre a instituição de ensino, empresa e estudante. “O programa prevê a instrução de habilidades do ambiente laboral e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento cidadão e profissional do lecionando. Desse modo, a disseminação de conhecimentos ocorre por ambas as partes, seja com as vivências dos mais antigos ou com novos pontos de vista da juventude”, complementa a associada. 

Ademais, a carga horária estipulada é de 6 horas diárias e 30 semanais e não podem ser ultrapassadas. Enquanto isso, os alunos da educação especial e integrantes do EJA (Educação de Jovens Adultos) possuem um expediente de 4 horas diárias e 20 semanais. Nesse caso especificamente, o contrato não possui data de validade, sendo possível atuar por mais de dois anos. 

No final das contas, esse é um investimento de médio e longo prazo, pois além de potencializar a produtividade da equipe com o tempo, também auxilia na imagem da firma. “Marcar presença no ingresso de estudantes no mercado de trabalho é algo muito bem visto em nossa sociedade. A partir dessa responsabilidade social, mostra-se a devida preocupação com as pautas educacionais e econômicas do país, fortalecendo a ideia de pluralidade e cuidado com o próximo”, ressalta Yanka. 

  • Agora, quem está apto a efetuar esse tipo de contratação?

Conforme a legislação, esse tipo de recrutamento pode ser feito por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Municípios, dos Estados e do Distrito Federal. Assim como profissionais liberais registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização, tendo como exemplo advogados, arquitetos, dentistas, engenheiros e médicos.

No caso de estágio não-obrigatório, a bolsa-auxílio é indispensável. Mesmo não existindo um valor definido, recomenda-se o fornecimento de uma remuneração compatível com o mercado local e as atividades desempenhadas ao longo da jornada. Afinal, essa é uma quantia usada muitas vezes para arcar com as mensalidades acadêmicas, custo de vida, materiais, ajuda ou até mesmo sustento de um lar. 

Na hora de captar talentos, é interessante contar com os serviços dos agentes de integração. Em geral, eles ajudam na divulgação da vaga e disponibilizam seu banco de dados para organizar o processo seletivo, indo desde as entrevistas até a realização do contrato. “A partir de uma ampla experiência nos trâmites legais, é possível passar por essa fase de forma tranquila e evitar os desafios jurídicos e burocráticos”, finaliza a supervisora da Avance Estágios.

Em suma, existem diferenças significativas na admissão de estagiários em comparação com a de um funcionário CLT. Com o programa, o seu negócio pode ajudar nos estudos e formação corporativa de um indivíduo com a ambição de aprender e se capacitar. Seguir esse trajeto também significa apostar em uma jornada justa e digna para os cidadãos do Brasil. 

Por fim, conte com os associados para encontrar vagas e mais informações sobre processos seletivos e carreiras. Com eles, você desfruta de novas perspectivas para trilhar o seu caminho!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *