Existem inúmeros benefícios de pleitear uma oportunidade como essa
Sempre ressalto como o estágio é a oportunidade perfeita para o estudante colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Entretanto, muito além disso, essa oportunidade é capaz de agregar inúmeros benefícios, em diversos aspectos para o profissional. Portanto, hoje decidi escrever mais sobre isso. Acompanhe as vantagens de ser um estagiário a seguir.
O estágio é uma oportunidade para o estudante e empresa
Segundo estatísticas levantadas pelo Inep/MEC e expostas pela Abres (Associação Brasileira de Estágios), atualmente, temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Porém, contrariando os dados, apenas 5,2% desse volume conseguem, de fato, estagiar.
Por isso, ressalto: entender os proveitos dessa iniciativa é indispensável não somente para o aluno, mas também para a empresa. Isso porque é um ganha-ganha, todos os lados conseguem melhorar seus resultados e alcançar novos patamares.
De maneira geral, a maior parte dos cursos, seja no nível técnico ou superior, exige o ato educativo para a formação. Contudo, mesmo não obrigatório, é uma boa ideia investir nesse caminho, afinal, ele apresenta proveitos indispensáveis para quem quer sucesso profissional. Ademais, apenas a vivência empírica consegue mostrar a realidade corporativa, deixando mais claro aqueles aspectos não evidenciados na vida acadêmica. Nesse caso, é como uma preparação para o jovem adentrar nas companhias.
Alguns vantagens de estagiar
– Conhecer o mercado: na faculdade, por mais atividades práticas elaboradoras, nunca será o mesmo cenário de ter um gestor, a pressão do dia a dia para desenvolver tarefas e solucionar questões. Entender como funciona o mercado de trabalho, com seus prazos, limitações e demais possibilidades, ainda durante a graduação, abre portas e proporciona uma visão mais estratégica na hora de procurar uma vaga CLT.
– Agregar experiência: é comum reclamações acerca da dificuldade para conseguir uma carteira assinada, tendo em vista o pré-requisito mais procurado: a experiência. O estágio traz essa preparação. Dessa forma, ao procurar emprego, você está um passo à frente dos demais candidatos e mais perto de conquistar o cargo.
– Atuar em diferentes áreas: toda profissão possui diversas áreas e apresenta diferentes possibilidades de atuação. Por isso, você passa anos estudando várias matérias e depois ainda quer fazer pós-graduação. Durante a aprendizagem, o discente conhece campos distintos e vai se identificando mais com um ou com outro, para tirar a dúvida de qual gosta mais, nada melhor senão a prática.
– Fazer contatos: como toda relação social, essa oportunidade te fará conhecer diversas pessoas, muitas delas com mais experiência e conhecimento para compartilhar, podendo fazer a diferença no seu futuro. Além do mais, é quando você começa a construir seu nome e apresentar seus dotes para o mundo. Assim, ao montar uma rede de contatos, quando surgir algum negócio você pode ser indicado com mais facilidade.
– Receber bolsa-auxílio: em estágios não obrigatórios, a renda é um diferencial, pois ajuda o discente a melhorar sua qualidade de vida e custear as despesas acadêmicas. O valor costuma ser escolhido pela concedente e não há determinação mínima na lei. Ainda, alguns empreendimentos oferecem até mais, como auxílio médico e home office.
Por fim, abra as portas do seu negócio para quem chega agora no mercado, cheio de vontade de “fazer acontecer”. Além dos estagiários serem fontes de inovação, também ajudarão alcançar as metas e objetivos, crescendo juntamente com a corporação. Para auxiliar no momento da contratação, conte com a Abres. Juntos, construiremos um Brasil mais próspero!
*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios