Gestor, seja exemplo para seus estagiários

Veja dicas fundamentais para fazer a diferença na vida do time

Os líderes de sucesso entendem como suas competências possuem a capacidade de motivar a equipe, bem como os incentivar a buscar sempre os melhores resultados, com excelência. Para isso, é necessário desenvolver habilidades únicas, tanto para aprimorar a si mesmo quanto para estimular os membros da corporação. Aqui, o gestor precisa ser exemplo, principalmente para os estagiários. Hoje, decidi trazer algumas dicas para enriquecer essa capacidade indispensável. 

Estagiários se espelham nos gestores e seguem seus conselhos

Segundo dados expostos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Porém, apenas 5,2% deles conseguem de fato estagiar. Esse cenário reflete em muitos aspectos do Brasil, como a evasão escolar. 

Vale lembrar: para pleitear vagas nesse modelo é necessário ter mais de 16 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Ou seja, quem faz pós-graduação, MBA (Master Business Administration), mestrado e doutorado também pode se candidatar a essa iniciativa.

Muitos desses integrantes encontram seu primeiro contato com o mercado de trabalho por meio do ato educativo supervisionado, como a Lei de Estágio o classifica. Assim, chegam sem vícios de outras experiências e abertos para aprender do zero qualquer operação. Nesse sentido, o coordenador responsável por acompanhar suas atividades no ambiente laboral deve prestar atenção para prestar todo o apoio no desenvolvimento das demandas. 

5 dicas para o gestor ser um exemplo de sucesso para seus estagiários 

Estou há mais de 25 anos à frente de um time de sucesso e, pensando nos meus desafios diários, decidi compartilhar cinco dicas essenciais, as quais foram fundamentais para o meu desenvolvimento como líder e profissional. Veja: 

1) Foque na sua liderança: 

Essa é a qualificação principal, afinal, como administrar uma companhia se você não tem espírito de liderança? Saber gerenciar pessoas e negócios não é uma tarefa fácil, e o empresário deve ter esse dom de natureza ou fazer cursos para desenvolver essa competência. 

2) Tenha uma gestão humanizada: 

É necessário compreender a vida pessoal e profissional do colaborador, porque as duas precisam estar alinhadas. Além disso, um bom coordenador sabe como está lidando com indivíduos e não com objetos. Ademais, pessoas felizes produzem mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros, principalmente os estagiários da Geração Z, acreditam no quanto seu propósito está conectado com sua ocupação atual. 

3) Trabalhe seu espírito de equipe: 

Um bom líder também deve ter espírito de equipe e saber delegar funções. Existem pessoas com capacidade de realizar toda a tarefa e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário investir nos seus colaboradores e acreditar nos estagiários, seja com funções específicas ou de maneira geral, como acompanhamento de outros experts mais experientes. 

4) Amplie sua autogestão:

Essa soft skill não é apenas relevante para o empreendedor, mas também para o time todo, principalmente quem quer crescer dentro de uma firma e ser efetivado. Afinal, saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica muito necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão trabalhando home office e precisam ter seu próprio cronograma. 

5) Aprimore sua resiliência:

Existem muitos problemas no mundo empresarial e eles aparecem a todo momento. Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar a empresa ou a equipe. Saber agir sobre a pressão é de extrema importância e faz o coordenador evoluir gradativamente. 

Por fim, um bom líder dá espaço para quem chega agora no mercado. Isso porque além de melhorar a reputação do negócio, também ajuda a formar os futuros cidadãos da nação, incidindo contra a evasão escolar e ajudando a economia a girar com dignidade. Para isso, conte com a Abres! 

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *