METAVERSO: O novo ecossistema que vai colaborar com a educação do Vale | Grupo a Hora

O número de escolas equipadas com tecnologia para qualificar os processos de ensino no Vale do Taquari cresce a cada dia. Uma ferramenta muito utilizada tem sido a Smart Board 4k, uma Tela Interativa de 75 polegadas, que substitui a tradicional lousa. Para colaborar ainda mais com o processo de inovação que deverá ser cada vez mais abraçado pelas instituições, a Smart Tecnologia, responsável por desenvolver a Smart Board 4k, está de olho no potencial do Metaverso. 

Segundo Ricardo Giovanella, CEO da Smart Tecnologia, os professores que utilizam o Smart Board já preparam a aula para a Smart Board pensando na ferramenta, enquanto os alunos vão com a expectativa de utilizá-la. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais a tecnologia à disposição e colaborar para que todos se engajem ainda mais. E com a maior acessibilidade dos dispositivos, o Metaverso é uma tendência que vai se estabelecer”, analisa.

Esse recurso se torna ainda mais útil para públicos mais velhos, como alunos do Ensino Médio e Superior.  Afinal, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), apenas 36% dos alunos que iniciam uma graduação chegam até o fim. Enquanto isso, o número de alunos matriculados no ensino EAD cresce a cada ano. Isso passa tanto pela facilidade e flexibilidade quanto pelos custos menores. 

“Uma das vantagens do metaverso é que as distâncias geográficas são reduzidas. A plataforma dará acesso remoto aos alunos a locais de encontro e instituições de ensino em qualquer lugar do mundo. Isso vai colaborar com a maior inclusão e redução de custos”, avalia Giovanella.

As novidades da Smart Tecnologia

A Smart Tecnologia se movimenta para, em breve, apresentar novas salas de aula completamente integradas. O objetivo é que os alunos estejam integrados com a tela principal no centro do espaço, mas também tenham acesso a dispositivos individuais. Ainda que não sejam ambientes 100% metaversos, a ideia é aproveitar o potencial de imersão da tecnologia típica do ambiente digital. 

“O professor poderá convidar os alunos, dentro daquele ambiente alegórico, a tomar ‘pílulas’ e visitar o coração humano por dentro e conhecer cada detalhe do órgão”, explica Giovanella.

Compromisso da Smart Tecnologia

A Smart Tecnologia, que é de Lajeado, apresentou a Smart Board 4K às escolas do Vale do Taquari. Hoje, o dispositivo está presente em 47 cidades do Rio Grande do Sul, inclusive em polos demográficos, como Santa Cruz do Sul, Gravataí, Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Capão da Canoa.

 “O esforço que queremos nos dedicar é de trazer a educação para a realidade das crianças e jovens. Além disso, temos que trazer tecnologias acessíveis para os alunos de educação pública para que o gap em relação aos alunos de instituições privadas não fique ainda maior. Acreditamos que assim podemos contribuir para que a desigualdade de oportunidades diminua”, conclui Giovanella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *