Estágio ajuda na capacitação dos jovens brasileiros

Modalidade de atuação profissional promove aprendizados essenciais para o estudante, além de garantir o desenvolvimento econômico do país

Estagiar é uma experiência única na vida dos mais novos. Afinal, o ato educativo escolar supervisionado permite unir o conhecimento aplicado em sala de aula com a prática corporativa. Essa junção pode ser de grande valia para a formação de profissionais talentosos, além de ajudar os mais novos a alcançarem a tão sonhada independência financeira. 

Capacitação de jovens

Para o coordenador administrativo da Global Estágios, Eduardo Chaves, esse estilo de contratação pode auxiliar na capacitação dos estudantes brasileiros. “O estágio é, na maioria das vezes, o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho”, expõe. Para ele, a legislação vigente tem papel crucial para esse desenvolvimento. 

Regras legais permitem aproveitamento máximo

A Lei de Estágio, 11.788, de 2008, determina: só pode ser contratado nessa posição quem tiver mais de 16 anos e estiver regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino de nível médio, técnico, superior ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Essa medida é fundamental para garantir a junção dos conhecimentos teóricos com o dia a dia das carreiras. 

Benefícios imensos para quem participa

De acordo com o coordenador, os benefícios dessa proposta são imensos para quem passa pela experiência. “As atividades devem ser relacionadas ao projeto pedagógico do curso e, por isso, o sujeito tem a oportunidade de aprimorar as capacidades técnicas de forma prática”, comenta o especialista. 

Por que uma empresa deve abrir suas portas?

Para Chaves, esse tipo de admissão é muito benéfica para as companhias. “Não só financeiramente, por conta dos impostos isentos, mas principalmente por permitir moldar o profissional de acordo com os interesses dos negócios”, comenta. Como a modalidade não gera vínculo empregatício, a contratante fica isenta de encargos trabalhistas como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. 

Experiência agrega para o quadro de talentos

Segundo o especialista, o estagiário chega na empresa com muita vontade de aprender, traz conhecimentos teóricos sobre a área de atuação e muita bagagem em termos de tecnologia. “Isso pode agregar em termos de desenvolvimento por meio de projetos propostos pelo supervisor, além do relacionamento junto às gerações presentes na organização há mais tempo”, compartilha. 

Ainda para ele, com essa atividade, dias prósperos são garantidos. “O estagiário de hoje é o futuro de amanhã das organizações e elas têm muito a ganhar com esse tipo de contratação”, conclui. Por isso, acredite na força do estágio e garanta um cenário positivo para o desenvolvimento econômico do Brasil. 

Estagiário tem direito a férias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *