Organizações fazem parceria contra a evasão escolar

Redes sociais servem para alertar a importância de prosseguir com os estudos e informar como os alunos podem enviar as atividades on-line.

Diante deste momento conturbado no qual metade dos estudantes do mundo, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas presenciais, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a busca por inovar no EAD – Ensino a Distância – tem sido essencial. Afinal, essa também é uma alternativa para manter e continuar inserindo a juventude no mercado de trabalho por meio do estágio. 

Nesse sentido, em conjunto com criadores de conteúdo do TikTok e a produtora KondZilla, a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo lançou na última quarta-feira, 2 de dezembro, uma campanha de combate à evasão escolar e de estímulo aos alunos da rede estadual. Além disso, o projeto procura informar aos educandos como podem enviar atividades pelo Centro de Mídias (CMSP) – app com conteúdos de todas as disciplinas e destinados aos matriculados na rede estadual. Por ele, os acadêmicos podem acompanhar as classes ao vivo e ainda interagir com os professores e colegas. 

O projeto nasceu como uma forma de engajar esse público com os estudos neste ano atípico. “A Kondzilla chega no adolescente com um linguajar próprio. Por isso, queremos ter uma maneira de dialogar para ter a construção de algo mais perene. Todos remando juntos pela educação. Além do mais, queremos incentivar a entrega de tarefas, por isso, a campanha seguirá constante durante o mês de dezembro”, afirma o secretário estadual da educação, Rossieli Soares.

A educação deve ser prioridade para todos

Para o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, o risco de evasão foi potencializado pela pandemia. Por isso, “temos de agir agora para evitar o abandono da escola. O direito à educação precisa ser garantido e o futuro dessas crianças, protegido”, afirma.  Para o presidente da Abres, Carlos Henrique Mencaci, “quando mantemos um brasileiro na sala de aula, estamos não só dando oportunidade de conhecimento, mas chance de se tornar um estagiário e, com isso, ter renda e passaporte garantido para entrar no mercado de trabalho”. 

O movimento #AprendendoJuntos, ao lado de diversas organizações, vêm fortalecendo ações de engajamento, motivação e suporte com todos os personagens do ensino público do país, neste momento de atuação a distância. Um dos principais pilares é a plataforma Aprendendo Sempre. Ela tem uma curadoria de conteúdos gratuitos para estimular a aprendizagem e apoiar gestores, professores e famílias.

As entidades envolvidas no site são: BID, Cieb, Ceipe, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação Telefônica Vivo, Imaginable Futures, Instituto Alana, Instituto Ayrton Senna, Instituto Bei, Instituto Natura, Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Votorantim, Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Ismart, Grupo Globo, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Portal Iede, Porvir e Unicef.

Vale lembrar: ainda estima-se a prorrogação da situação por um período indeterminado diante da possível segunda onda do vírus. “Logo, o EAD é uma medida alinhada ao ato educativo escolar supervisionado, pois este é voltado apenas para quem está regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Ou seja, é preciso estar estudando para estagiar”, afirma Mencaci. 

Portanto, quando a instrução é afetada, os impactos se alastram. Exemplos como esses, podem servir como modelos onde ainda não existe nenhuma opção para incentivar a moçada. Dessa forma, sustenta-se um futuro melhor da nossa nação.

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