A importância de se reinventar

A importância de se reinventar

A pandemia do coronavírus modificou completamente nossa forma de convivência. Assim como algumas funções perderam destaque no mercado de trabalho, novas habilidades ganharam notoriedade. Saber se reinventar diante de tantas transformações é essencial. Por isso, devemos nos atentar à formação dos estagiários. 

O momento exige paciência e determinação de todos nós. Com tantas vagas sendo fechadas e contratos suspensos, não podemos deixar os jovens perderem a esperança. Portanto, quando converso com alunos de todo o país busco incentivá-los a continuarem trilhando um caminho de sucesso.

Um bom exemplo são os cursos on-line. Por meio deles é possível obter novos conhecimentos, enriquecer o currículo e aprender sobre as novas habilidades do mercado. Os educandos também podem participar de conferências virtuais com grandes especialistas do mercado, os quais têm muito a ensinar ou ainda ajudam a desenvolver uma competência extracurricular.

Outra grande indicação está na educação, pois é e será o motor essencial para a economia e bem social agora em diante. Investir no ensino virtual, portanto, é um caminho benéfico para toda a sociedade. De acordo com o último Censo da Educação Básica do Inep/MEC, entre os anos de 2017 e 2018, as matrículas aumentaram 17% nos cursos a distância. O EAD permite uma maior flexibilidade, adaptação e segurança dos jovens, em tempos de isolamento social. A lei de estágio permite ao aluno dessa modalidade estagiar. Além disso, com a MP 927/2020 permitiu às empresas manterem seu estagiários em home office! Isso foi muito importante para continuar o treinamento desses futuros profissionais. 

Por fim, gosto sempre de lembrar a importância da leitura. Com o intenso fluxo de informações nas redes sociais e meios de comunicação, o hábito de obter novos conhecimentos nos livros é extremamente saudável e positivo. A prática estimula a criatividade, a interação e o pensamento crítico. 

Portanto, devemos continuar incentivando cada vez mais o desenvolvimento de nossos jovens, somente dessa forma construiremos um futuro melhor!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *