Estagiário paga imposto de renda?

Crédito da Imagem: Istock Photo

Todo início de ano é marcado pela declaração do imposto de renda. O tributo é aplicado sobre os proventos de contribuintes residentes no país ou no exterior, os quais recebam rendimentos de fontes no Brasil. Contudo, estagiários também entram na regra? A resposta vai depender do valor da bolsa-auxílio.

Quando a remuneração mensal ultrapassar a faixa de isenção da Tabela do IRRF- Imposto de Renda Retido na Fonte, o estudante deverá contribuir. Ou seja, em 2019 vale para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 no ano de 2017. No entanto, o desconto ocorre diretamente na fonte e, por isso, deverá ser feito pela empresa.

A declaração, por sua vez, é feita individualmente. Logo, basta acessar o site receita.fazenda.gov.br, fazer o download e a instalação do programa da Receita Federal e informar os dados solicitados. Todos os anos mais de 40 milhões de brasileiros passam por esse processo. Quem não o faz, fica com pendências no Cadastro de Pessoas Físicas, perdendo o direito, por exemplo, de tirar passaporte e prestar concursos públicos. Além disso, ainda pode ter problemas para movimentar a conta bancária.

Verifique sua renda e esteja sempre em dia com suas obrigações!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

1 comentário em “Estagiário paga imposto de renda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *