1ª Temporada de Estágios impulsiona jovens a saírem da crise

A busca por um estágio não tem sido uma tarefa fácil. De acordo com os últimos dados do Inep/MEC, temos mais de 16,6 milhões de estudantes no país aptos a estagiar e, segundo pesquisa da Abres – Associação Brasileira de Estágios, apenas um milhão consegue esse feito. Por esse motivo, quem procura por uma oportunidade no mercado de trabalho, precisa ficar principalmente atento ao início do ano. Afinal, o trimestre inicial é conhecido como a Primeira Temporada de Estágios e aumentam as chances de ingressar no mundo corporativo.

Isso ocorre, pois muitos alunos se formam e deixam seus postos vagos nas empresas, rescindindo seus contratos, sendo efetivados ou promovidos. Além, é claro, de ter uma renovação natural nas equipes. Assim, até o fim de março, a Abres estima a abertura de 75 mil novas colocações. Dessas, uma média de 65 mil são para os estudantes do ensino superior e tecnólogo e 10 mil para o nível médio e técnico.

Apesar do número dessa temporada ser 14,6% menor em relação a 2015, ainda representa boas chances de inserção no mercado. Por isso, a dica é aproveitar o tempo livre para correr atrás de seu futuro bem-sucedido. Ou seja, faça cursos extracurriculares, vá a palestras e workshops e, principalmente, invista em seu português. Você será o cartão de visitas da corporação, logo, é fundamental falar corretamente, sem gírias, gerundismo e ter uma boa escrita. Isso certamente, fará toda diferença.

Também aposte no seu desejo de aprender e na proatividade. Lembre-se: espírito de equipe e criatividade contam muitos pontos para os recrutadores. No mais, acredite em seu potencial e aproveite o estágio como um momento para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Boa sorte!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *