Parabéns, estagiário. Agora se ligue

Parabéns, estagiário, hoje é o seu dia. Espero que nesse corre-corre de estudos e estágio dê para dar uma saída com os amigos e comemorar. Talvez você esteja de férias, coisa que não existia na Idade da Pedra, quando eu fui estagiária. Aí a comemoração é certa. Mas agora me diga, como você tem se saído no trabalho?

Você tem sido pró-ativo, dando ideias para o serviço sair melhor? Aceita críticas (construtivas) do chefe e dos colegas mais experientes e procura aprender com elas? Se você demorou uma eternidade pensando antes de responder a essas duas simples perguntinhas, talvez seja o caso de pensar mais um pouco e refletir.

Ana Mendonça, coordenadora de Desenvolvimentos de Talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PE), destaca que, além do conhecimento, os profissionais em formação devem estar atentos às novas exigências do mercado. Eles devem ser mais atuantes e comprometidos, mais dedicados, pois é o que o mercado requer.

A postura no ambiente de trabalho conta muito. Hoje o estagiário entra na empresa por sua formação profissional e sai pelo comportamento. Cada dia mais eles são dispensados por não terem foco nas atividades, não se disporem a aprender, por não respeitarem os superiores, só visando os direitos e não os deveres, destaca Ana.

Entendeu o recado? É hora de se ligar. Até porque conseguir uma vaga muitas vezes é mais difícil do que passar no vestibular. O site de empregos Adzuna divulgou no mês passado um levantamento mostrando que, dependendo do curso, uma única oportunidade pode ser disputada por até 380 candidatos.

Quer mais dados? Pois bem. A pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Estágios (Abres) mostra que, dos sete milhões de brasileiros cursando o nível superior, apenas 10,51% estão estagiando. Entre os 1,4 milhão estudantes nordestinos existiam apenas 56 mil estagiários.

Muito pouco, não é? Se você pegou um estágio para chamar de seu, agarre-se a ele e dê o seu melhor. Se descobriu que ele não é para você, paciência. Não dá para ficar se martirizando. Parta para outra. Aproveite enquanto ainda é jovem para testar e ver do que realmente gosta. Assim você será um profissional muito melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *