Investir no currículo: Bom início

Com o fim da temporada de estágios, muitos jovens desanimam por não terem conseguido uma colocação no mercado de trabalho. No entanto, apesar da diminuição da oferta de vagas, ainda é possível encontrar uma oportunidade.

Antes de se desesperar, o estudante deve pensar em continuar se aperfeiçoando, fazendo cursos extracurriculares ou participando de atividades culturais. Infelizmente, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo (Fecomércio) do Rio de Janeiro, o brasileiro cada vez menos lê, vai ao teatro e ao cinema.

É um resultado preocupante, pois sem uma base cultural rica, os jovens ficam despreparados para atuar em um mercado de trabalho onde o profissional precisa ter embasamento para analisar situações e tomar decisões dentro de uma empresa, independentemente de seu cargo.

Hoje, os estagiários são mais valorizados nas organizações, não mais sendo designados a tarefas com poucos conhecimentos a agregar. Por isso, os estudantes precisam investir em seu currículo para se destacar quando encontrarem portas abertas.

Uma dica é sempre se manter atualizado, acompanhando as principais notícias dos diversos meios de comunicação. Pensar em seus interesses e direcionar uma preparação para a sua carreira, ou seja, se o jovem decidir seguir uma determinada profissão, deve sair em busca de atividades extracurriculares para se diferenciar da concorrência. Com a facilidade na procura por informações via Internet, encontrar cursos, muitas vezes gratuitos, já não é mais tarefa complicada.

Caso o estudante ainda não saiba qual carreira pretende seguir, vale fazer treinamentos voltados ao comportamento corporativo ou sobre como fazer um bom marketing pessoal. Procure por organizações ou instituições com a missão de inserir jovens no mercado de trabalho, pois com certeza encontrarão cursos gratuitos.

Por fim, fazer voluntariado também pode ser uma forma de enriquecer o currículo. Principalmente quando o candidato não possui experiência profissional, o selecionador avalia esse quesito de maneira positiva, pois revela comprometimento e responsabilidade. Essas informações devem ajudar os interessados a dar um rumo de sucesso para a sua trajetória profissional.

SEME ARONE JÚNIOR é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *