Ainda dá tempo de estagiar

Já estamos em março e para quem não conseguiu um estágio até o momento, o mês é promissor. Com a economia a favor, as empresas estão abrindo muitos postos. Os estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho devem aproveitar a reta final da temporada de estágios. Foram colocadas à disposição 175 mil vagas em todo o País para esse trimestre inicial, restando ainda 70 mil oportunidades para o terceiro mês, de acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres).

O panorama nacional para a criação de empregos também está positivo. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, em janeiro, o Brasil abriu mais de 181 mil vagas formais, para 415 mil postos fechados em dezembro do ano passado. Esse resultado é o melhor desde maio de 2000.

Se o ritmo continuar assim, a previsão do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, feita durante passagem por São Paulo em evento para falar sobre os rumos da nova Lei do Estágio no fim do ano passado, pode se concretizar. Conforme ele, dois milhões de empregos com carteira assinada serão criados em 2010.

Portanto, o ideal é o estudante saber aproveitar esse momento para conquistar uma colocação profissional. O motivo para o aumento da oferta nos três primeiros meses é em razão de muitos alunos se formarem e serem efetivados ou rescindidos.

Os jovens interessados em estagiar podem acessar o site da Abres (www.abres.org.br), onde terão acesso aos agentes de integração de várias partes do País. Basta se cadastrar, gratuitamente, nas organizações da região mais próxima para concorrer às oportunidades. Para quem quiser mais dicas sobre mercado de trabalho, pode seguir a Abres pelo perfil @abresestagios no Twitter.

No entanto, paralelamente à busca, os estudantes devem se manter atualizados e continuar investindo na ampliação de seus conhecimentos. A concorrência é forte e os mais bem preparados conseguirão as melhores oportunidades. Boa sorte!

Seme Arone Junior é presidente da Associação Brasileiro de Estágios (Abres).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *