Aquecimento da economia favorece estudantes

Maior número de ofertas é para alunos de Administração, Comunicação Social, Informática e Engenharia

O período de férias é ótimo para quem busca ingressar no mercado de trabalho. Para 2010, as previsões são otimistas quando o assunto é a contratação de estagiários. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 18 mil vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior em todo o País.

De acordo com o Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), temos no Brasil 5 milhões de estudantes no Ensino Superior e 8,3 milhões no Ensino Médio e Técnico. Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), apenas 900 mil estagiam (650 mil do Ensino Superior e 250 mil do Ensino Médio e Técnico).

Melhor momento – Os números caíram por conta da crise econômica mundial e também pela aprovação da lei de estágio em setembro de 2008. Mas para este trimestre, a previsão é de 175 mil novas vagas, tornando esse o melhor momento para conseguir uma oportunidade.

Esse aumento ocorre porque muitos estudantes se formam no final do ano e são efetivados ou têm seus contratos rescindidos. Por isso, as empresas disponibilizam novos postos nos primeiros três meses.

Os cursos com mais vagas no nível superior são Administração de Empresas, Comunicação Social, Informática, Engenharia e Ciências Contábeis.

Para o Ensino Médio e Técnico, há mais vagas nas áreas de Administração, Eletrônica, Mecatrônica, Secretariado e Publicidade.

Dicas – A dica do Nube, que disponibiliza milhares de vagas semanalmente, é procurar estágio logo no começo do curso e procurar realizar algum dos treinamentos gratuitos, oferecidos em parceria com o Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep).

Entre os temas oferecidos estão “Mercado de trabalho e processo seletivo: Como enfrentá-los?”, “Marketing pessoal: Seu sucesso é você” e “Seu currículo, sua imagem”.

Mais informações no site do Nube. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *