1º emprego: como se comportar

Quais os cuidados necessários para adquirir uma boa imagem no primeiro emprego? Como se posicionar para montar uma rede de relacionamentos, fazer seu marketing pessoal e valorizar seu trabalho? Se você tem dúvidas sobre essas questões, saiba que o estágio é um dos caminhos mais apropriados para ganhar experiência e ter sucesso no mercado.

Muitos estudantes não conhecem o lado prático de uma organização e acabam confundindo o estágio com a continuação da escola. Porém, é de extrema importância ter postura como qualquer funcionário de uma organização.

Existem detalhes a serem levados em consideração para auxiliar quem está em início de carreira. Em primeiro lugar vem o comprometimento com horários e normas. Quando o estagiário é contratado, ele passa a fazer parte da equipe e os outros colaboradores dependerão dele para dar continuidade às tarefas.

Outra questão delicada é o relacionamento do estagiário com os colegas. Aos poucos, é importante superar a timidez inicial e começar a fazer contato. Uma atitude de parceria contribui para a formação de um bom time de trabalho.

Algumas pessoas pecam pelo excesso de informalidade, em uma tentativa de aproximação mais agressiva. Se a intenção é fazer amizade, a postura ideal vai variar de acordo com a cultura de cada empresa. No entanto, por mais descontraído que seja o ambiente, usar o português correto, evitar gírias e, principalmente, não falar palavrões, são regras básicas.

A melhor oportunidade para aplicar as competências citadas acima é quando o jovem ingressa em uma organização. No início, ele observa as atividades a serem realizadas para depois executar e, neste período, é comum permanecer com menos trabalho. Mostrar pró-atividade e sair em busca de novas tarefas revela, no mínimo, comprometimento.

Por fim, para garantir uma boa primeira impressão, capriche no visual. No entanto, nada de exageros, porque o objetivo é destacar o seu talento. Algumas empresas adotam estilos formais e outras mais informais. Já no processo seletivo, observe o tipo de roupa usado pelos colaboradores e procure trajar-se de acordo. Com essas dicas, você poderá iniciar sua carreira com mais segurança. Boa sorte!

Seme Arone Junior é presidente da Associação Brasileiro de Estágios (Abres)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *