Estagiários sofrem com a crise

O Dia do Estagiário no Brasil foi comemorado na segunda-feira, 17.De acordo com a supervisora pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Uberaba (Senac), Cássia Mara Ferreira Vicente, o período de estágio para um profissional em formação é muito importante para o seu desenvolvimento na empresa e aprimoramento na função.

No entanto, com a nova lei do estágio, publicada em setembro de 2008, este público viu significativas alterações nas regras para a contratação e uma redistribuição da oferta de vagas.

Foram conquistados direitos, como férias remuneradas e seguro de acidentes, entre outros. Mas, em meio a essa adaptação, esse mercado se deparou com a crise econômica mundial, que o afetou.

De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), após a publicação da nova lei, data que coincidiu com o ápice da crise, houve diminuição de 18% no número de estagiários em todo o país.

Segundo Márcia Eliza Pantoja Barbosa, diretora do Programa Integrador Empresa Escola de Uberaba (Proempe), desde a publicação da lei do estágio, o número de vagas ofertadas caiu 40%. Mas, agora que as empresas estão relativamente adaptadas à nova legislação e o pior da crise já passou, o número tende a se estabilizar novamente. Entre julho e agosto, já registramos retomada na captação de vagas de 30%, completa.

Ainda de acordo com Márcia Eliza, dados do Proempe indicam que 65% dos estagiários que trabalham em empresas de Uberaba são efetivados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *