Câmara aprova nova lei de estágio


A Câmara aprovou mudanças na regulamentação do estágio profissional, previsto no Projeto de Lei 2419/07. Agora a matéria segue para sanção presidencial. Esta proposta foi aprovada, nesta quarta-feira, 13, com outras nove consideradas prioritárias. A nova lei alterá a carga horária, estabelece benefícios e direitos para empresas, estagiários e instituições de ensino.


Uma das principais alterações é a permissão de que mais estudantes possam estagiar. Agora o estágio é permitido para alunos dos ensinos superior, médio, técnico, educação especial e dos anos finais do fundamental. A carga horária máxima passa a ser 6 horas diárias e 30 semanais, com exceção para estudantes da educação especial e ensino fundamental, que só podem estagiar por quatro horas por dia.


Agora também é obrigatório dar férias proporcionais e vale-transporte ao estagiário. A empresa também pode oferecer vale refeição e assistência médica. Todo estágio que não é obrigatório deve ser pago.


A Associação Brasileira de Estágio (Abres) acredita que a nova lei pode influenciar no número de estagiários, reduzindo as ofertas para ensino médio, mas as oportunidas para universitários deve se manter em 715 mil, em todo país.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *