Estágio: como começar a carreira com o pé direito

Está
aberta a temporada de estágios para 2008. Os interessados devem apertar o
passo, pois a disputa é grande. Niterói alcança grandes avanços nessa área.
Segundo o Centro Integração Empresa Escola (CIEE), no ano passado, aumentou em
13,8% o número de contratos assinados entre estagiários e empresas. Só esta
semana, a instituição está oferecendo 1.614 vagas para o Rio de Janeiro. No
território nacional, essa realidade não é diferente. A afirmativa pode ser
comprovada mediante dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres). Estão
abertas 220 mil novas oportunidades para alunos do ensino médio, técnico e
superior em todo o País.

“Devido
ao grande número de alunos formados no mês de dezembro, as companhias contratam
novos estagiários no início do ano”, comenta o presidente da Abres, Carlos
Henrique Mencaci.

O
número de ofertas varia de acordo com cada região. Além da Abres, o Núcleo
Brasileiro de Estágios (Nube) também disponibiliza 6.750 chances, só para este
início de ano.

“Do
total de vagas para o ensino superior, 41,5% são para Administração de
Empresas, 14% Comunicação Social, 10,2% Informática e 34,3%  para outros
cursos”, informa o diretor presidente do Nube, Seme Arone Junior. Segundo
ele, a estimativa é que 50% dos estagiários atuantes a mais de um ano sejam
admitidos na empresa.

O
presidente do CIEE do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, concorda e afirma que
cerca de 60% dos estudantes que fazem estágio por intermédio do Centro são
aproveitados pelas empresas privadas e efetivados.

“Anualmente,
uma média de 60 mil jovens ingressam em Programas de Estágio. Esse número tende
a crescer, principalmente após a criação do programa Aprendiz Legal, destinado a jovens de
14 a 24 anos”,  diz.

A
Fundação Mudes também oferece  oportunidades de estágio. Só no ano
passado, foram disponibilizadas 4.209 vagas. E 2008 já inicia com 540
oportunidades.

As
áreas mais procuradas são Administração, Direito, Comunicação Social,
Informática, Ciências Contábeis e Engenharia.

Exemplo A
empresa White Martins, que atua no mercado brasileiro há 96 anos, possui o
“Programa de Estágio Nova Geração”. Através desse projeto,
universitários e alunos de cursos técnicos de todo o Brasil podem dar o
primeiro passo em direção à carreira escolhida.  Segundo o diretor de RH,
Cláudio Guimarães,  em média, 30% dos estagiários são contratados.

“Buscamos
constantemente identificar, desenvolver e reter jovens talentos que tenham
interesse em construir uma carreira de sucesso”, explica.

Entre
estes exemplos pode-se destacar o gerente regional de vendas, Ilan Hockman, de
28 anos, que iniciou como estagiário há oito e foi contratado.

“Para
ser efetivado, é preciso que o estudante tenha pró atividade. Ele deve estar
preparado para assumir novas funções e não pode ter medo do trabalho. Não mostrar
garra e ser indisposto elimina um candidato à vaga”, aconselha Ilan.

A
LOréal também investe nesta área. Entre os estagiários que acabaram fazendo
carreira na empesa está Raquel Feijó, atualmente contratada na área de RH.

“Quem
não passa por um estágio antes de se formar não tem a oportunidade de vivenciar
e entender a profissão. Através dele, temos a chance de errar e aprender. É
fase de aperfeiçoamento”, sintetiza. Pedro Ivo Allemand, Melissa Garcia,
Diogo Vieira, Raquel Soares e Tasso Ferreira são estágiários  que buscam
seguir o mesmo caminho trilhado por Raquel.

Em busca de boa colocação

Empresas apostam no treinamento de estagiários para formar profissionais
que se destacam no mercado

O
estágio deve ser encarado para o estudante como a oportunidade de
desenvolver-se profissional e pessoalmente, aliando os conhecimentos teóricos à
prática do dia-a-dia. Para a empresa, o estagiário traz novos conceitos, quebra
paradigmas, troca experiências e vivências. É uma possibilidade também de
aproximação real com o mercado de trabalho, com competitividade e dinamicidade,
que o caracterizam.
A Itatrans R&L Logística Internacional também não se difere quando o
assunto é admissão de estagiários. Em média 80% deles são contratados.

“Em
nosso quadro de pessoal temos cinco funcionários contratados que começaram sua
vida profissional através do estágio. Atualmente temos um estagiário cursando
Relações Internacionais com previsão de contratação esse mês”, exemplifica
a gerente Fátima Oliveira.

As
áreas de estágio procuradas são para os cursos de Relações Internacionais,
Economia e Administração.

“Buscamos
pessoas com determinação e vontade de crescer não só profissionalmente, como o
pessoal também. Entendemos ser de grande importância para que eles possam ingressar
na vida profissional com sucesso, colocando em prática tudo aquilo que
aprenderam nas universidades”, assinala.

Para
a gerente, o estagiário possui grande importância na empresa.

“Na
maioria das vezes, estão iniciando sua vida profissional, com novas idéias e
buscando sempre um desafio”, conclui.

Na
L`Oréal, a realidade é a mesma. A empresa  possui, atualmente, em torno de
45 estagiários. Segundo a gerente de recrutamento e seleção Renata Dourado, na
medida em que eles são efetivados é iniciado um novo recrutamento.
“Mantemos o mesmo número de estagiários, pois nosso programa é formatado
para que o mesmo fique por dois anos”, conta.

O
maior foco da empresa é na contratação para os cursos de marketing e finanças.

“Mas
temos estagiários em todas as áreas. Por exemplo: TI, Logística, Suprimentos,
RH, Contabilidade, Qualidade, Compras, Relações Públicas, Secretariado e
Produção”, acrescenta.

Para
Renata, é imprescindível que o estagiário tenha bom desempenho, potencial de
crescimento, identificação com o negócio, conhecimento do mercado, bom trabalho
em equipe e possua iniciativa própria.
“Estágio é uma oportunidade para o estudante vivenciar na prática aquilo
que aprende na universidade, mas de uma forma mais concreta, que o desafie o
tempo todo. Fazendo com que ele tenha certeza da escolha da sua carreira. Para
a empresa o foco é desenvolver novos talentos a fim de ocupar futuras posições
gerenciais voltadas para o nosso negócio”, finaliza.

Busca pela vaga Há bons exemplos de estagiários que buscam uma colocação no mercado de
trabalho. É o caso de Raquel Soares, de 22 anos, Tasso Ferreira, de 20, e Bruna
Gomes, de 22. Todos estagiam na LOréal e aconselham a mesma coisa para os que
estão no início da caminhada: correr atrás e ter determinação.

“Ele
tem que se preparar bem e mostrar trabalho. E nunca perder o foco, que é o
aprendizado. Estagiário está na empresa para aprender e deve ir além do que lhe
é determinado”, aconselham.

Na
White Martins, o “veterano” gerente Ilan Hochman, contratado há seis
anos, aconselha os estagiários a se formarem rápido, priorizar o estudo, se
manterem atualizados, terem um diferencial em línguas e  estarem ligados
no crescimento profissional dentro da empresa.

Os
estagiários Bernardo Alves, de 22 anos; Marcela Silva, 26; Alan Marques, 29;
Carla Torres, 21; e Rodrigo Santos, 22, seguem à risca as dicas do gerente e
afirmam que o trabalho ajuda o estudante a gerenciar o tempo, além de
proporcionar experiências que o inserem no contexto do mercado.

“É
importante também que as empresas realizem uma avaliação de desempenho, assim
como é feito aqui. Deste modo, podemos conhecer nossos pontos fracos para
melhorá-los e explorar os pontos fortes”, atestam em grupo.

Critérios
Os principais critérios avaliados nos processos seletivos variam. A falta de
criatividade, pouco dinamismo e mau humor são os principais motivos que
eliminam um candidato.

Os
cursos também têm grande peso no currículo. Muitas instituições disponibilizam
seminários gratuitos para auxiliar os futuros profissionais.

Segundo
Seme Arone, presidente do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube),  “o
estagiário deve ir além da sala de aula e ter vontade de aprender”.

Como participar:

White
Martins
Para ingressar no programa, os universitários devem estar matriculados a partir
do penúltimo ano, no máximo até o início do último ano do curso. Outro
pré-requisito para os alunos de nível superior é o domínio do inglês. Já os de
nível técnico devem estar cursando o último ano. A inscrição é feita pelo site
 www.whitemartins.com.br, onde será realizada a
triagem de currículos.

L’Oréal
A empresa admite candidatos que estejam cursando a partir do 4º período. É
necessário ter o inglês ou francês fluente. As exigências vão depender da área
de atuação. As inscrições são feitas nas feiras, nos jogos de recrutamento ou
pelo site www.loreal.com.br



Itatrans
O aluno deve estar cursando a partir do terceiro período da faculdade e enviar
o currículo para o e-mail is.rio@itatransrl.com.br.
Cadastrar-se no site
www.itatrans.com.br. ou,
ainda se cadastar no Nube, que fará uma pré-seleção e encaminhará à empresa.

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