Chance de efetivação de 40%

Pelas estimativas da Associação Brasileira de Estágios (Abres), há atualmente um milhão de estagiários no Brasil e cerca de 40% destes são efetivados pelas empresas, possibilitando, assim, a primeira experiência profissional com carteira assinada. A associação, no entanto, defende mudanças na Lei 473/2003, que regulamenta a atividade, em itens como tempo determinado de horas de trabalho e número máximo de estagiários por empresa.

Pelos cálculos da entidade, as medidas aumentariam o número de estudantes estagiando em até dois milhões para o ensino médio e em um milhão para o ensino superior. As propostas foram debatidas semana passada na Comissão de Educação Permanente do Senado Federal.

Com a lei mais clara, os empresários ficariam menos receosos em contratar estagiários. O que acontece hoje é que, em alguns estados, há legislação própria limitando carta horária, o que confunde o empresariado – diz o presidente da Abres, Carlos Henrique Mencaci.

Ensino médio

Segundo ele, outra necessidade é estabelecer regras claras para o estágio de estudantes que estejam cursando o ensino médio. A medida evitaria o êxodo desses estudantes para o trabalho em funções não relacionadas à área de estudo.

O estágio remunerado mantém o aluno na escola e forma novos profissionais capacitados – explica.

Fonte: Jornal Extra em 19 de Março de 2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *