
Inicie a jornada com o pé direito
Para o estudante, o primeiro impacto no mercado é de extrema relevância para o seguimento da sua carreira. Logo, manter-se em constante aprendizado ajudará nas etapas de processos seletivos, recrutamento, entrevista e no seu primeiro dia de atuação. Acompanhe, nesta matéria, como desenvolver um preparo emocional e técnico para o contato inicial com o estágio.
Iniciar na trajetória corporativa é de grande valor para o aluno. Esse ato representa um marco na sua vida tanto pessoal quanto profissional. Portanto, essa transição pode ser um pouco desafiadora quando não há um certo preparo mental e de conhecimento. Dessa forma, um dos métodos mais assertivos é buscar crescimento nesses quesitos.
Segundo estudos da McKinsey e Harvard Business Review, a demanda por funcionários com alta inteligência emocional vai aumentar em 26% até 2030. Já nos dias de hoje, 71% dos empregadores valorizavam mais a inteligência emocional em comparação com habilidades técnicas. Em outro estudo, realizado pela TalentSmartEQ, 75% dos gestores já procuravam essas competências em seus funcionários na hora de oferecer aumentos e promoções.
Para Bruno Lopes, CEO e Co-Founder da Max Estágios, o início é uma das etapas mais importantes. “Para tirar o máximo proveito dessa fase, é essencial preparar-se e fortalecer habilidades fundamentais. Ter um bom currículo é um dos primeiros passos, destacando não apenas sua formação acadêmica, mas também cursos extracurriculares, participação em projetos e habilidades úteis para uma área de atuação.”
Saiba gerenciar as emoções
É de conhecimento geral o quanto o nervosismo pode impactar diretamente a vida laboral do ser humano. Logo, manter um controle sobre esses sentimentos são práticas significativas para uma melhora. Gerenciar as emoções em momentos oportunos é fundamental para ter uma melhor execução das tarefas, lidar com situações de responsabilidade e buscar resultados positivos para a corporação.
Procurar auxílio antes de iniciar a jornada corporativa pode ser uma decisão sábia. Manter o psicológico saudável agregará valor na passagem do estagiário na empresa. Pensando na parte pessoal, nos caminhos futuros também será um diferencial para o indivíduo manter-se alinhado com sua saúde mental.
Desenvolva competências técnicas
Para se preparar tecnicamente, é necessário conhecer as demandas da área de atuação. Participar de workshops, palestras, cursos e atividades extracurriculares é essencial para os caminhos vindouros. Além de se familiarizar mais rápido com as funções, ter esse contato de aprendizagem poderá fortalecer o portfólio.
O aprendizado de softwares e ferramentas específicas da área também pode ser um grande diferencial, pois facilita a adaptação ao ambiente de trabalho. “Quando converso com algum estagiário, dou a dica para ele observar os profissionais ao seu lado, buscando mentores. Essa pode ser uma forma eficiente de aprender e evoluir mais rapidamente, além de criar uma rede de networking”, completa Lopes.
Tenha inteligência emocional
Um dos assuntos com mais destaque é sobre inteligência emocional e como aplicá-la no dia a dia. Algumas situações ocorrerão no início do estágio, por exemplo, receber feedbacks construtivos, realização de novas tarefas e lidar com demandas desafiadoras. Logo, manter uma postura aberta e evitar reações impulsivas são formas de responder a esses cenários conflitantes.
Por isso, criar uma rede de contato, com mentores e colegas de profissão, pode fortalecer o indivíduo na realização das funções. Outra forma, seria estar constantemente em contato com seus superiores e mostrar um interesse em aprender e desenvolver as atividades da melhor maneira possível, assim a comunicação poderá ser mais assertiva.
Gostaria de fortalecer seus conhecimentos sobre estágio?
Quer receber mais dicas?
Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página dos nossos associados, inclusive a Max Estágios pode te ajudar na formação da sua carreira!