Pesquisa reafirma: fazer faculdade é investir em emprego

De acordo com pesquisa do Instituto Semesp, fazer curso superior representa um investimento na busca e manutenção de trabalho. Os dados apontam: quem possui a formação tem 54% menos chances de ficar desempregado. A comparação é com os concluintes do ensino médio ou fundamental completo. Assim, estudar é garantir um futuro com mais portas abertas.

Em um momento de crise, se manter atualizado e qualificado é uma ação indispensável para diminuir o risco da desocupação. No caso dos jovens, esse fator é ainda mais crucial, pois 27,1% deles são afetados pela falta de uma colocação profissional, segundo o IBGE. O percentual está acima do dobro da média geral da população.

Estágio é aliado da educação

Em um cenário como esse, o estágio é a melhor alternativa para os mais novos conseguirem se qualificar. Afinal, a maioria deles precisa trabalhar para custear a educação. No entanto, uma jornada CLT dificulta a dedicação ao curso. Por isso, a carga horária reduzida do ato educativo escolar, de no máximo 6 horas diárias, garante a permanência em sala de aula.

“Muitos encontram nessa oportunidade uma alternativa de ingresso no mercado. Assim, é importante as empresas compreenderem: esse estudante está em fase de desenvolvimento e precisa conciliar as rotinas empresariais com sua vida acadêmica, para ambos não serem prejudicados”, pontua Marcelo Teixeira, superintendente da Avance Estágios.

Na visão dele, a ação tem grande relevância na trajetória corporativa. “A graduação deixou de ser um diferencial se tornou requisito praticamente obrigatório, aumentando a concorrência pelas vagas de emprego. Por isso, o estágio é essencial para o jovem começar sua carreira ainda na fase de estudos e desenvolver atividades práticas conciliadas ao conteúdo da sala de aula”, continua o executivo.

O momento ainda é propício para o participante mostrar sua capacidade de ser um bom efetivo na corporação, com comprometimento e responsabilidade. “Também é a chance de solidificar ou encontrar a sua vocação profissional com mais facilidade. É ótimo realizar um ofício do qual realmente gostamos e isso, na maioria das vezes, só sabemos na prática”, finaliza Teixeira.

2 comentários em “Pesquisa reafirma: fazer faculdade é investir em emprego

  1. Pingback: Pesquisa reafirma: fazer faculdade é investir em emprego – Gabriela Vasconcelos S. Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *