Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

A importância da formação profissional

O período da faculdade deve ser visto não apenas como um momento de adquirir a teoria dos estudos, mas também a prática da profissão.

Muitos estudantes, ao longo de seus cursos, não dão o devido valor a experiências essenciais para sua formação profissional, como a realização do estágio. Isso ocorre, na maior parte das vezes, não pela falta de interesse, mas sim por não terem conhecimento sobre os ganhos adquiridos com essa atividade.

Atualmente, a concorrência a cada dia se torna maior. Mais pessoas têm acesso à educação e buscam, por sua vez, melhores oportunidades. Segundo dados do Inpe/MEC, de 2002 a 2015, o número de alunos no nível superior passou de 3,5 para 8 milhões. Já o total de concluintes deu um salto de 269%, passando de 479.275 para 1.150.067. Com mais pessoas adquirindo aprendizados, é necessário desenvolver muito mais habilidades e competências para se destacar. Fazer cursos extracurriculares, participar de eventos e workshops, ir em busca de novos idiomas, é sim, fundamental. Contudo, tudo isso deve estar alinhado à busca por um estágio.

Afinal, a vivência no ambiente corporativo é de suma importância para o desenvolvimento profissional. Quem estagia consegue colocar em prática a teoria da sala de aula sem interferir no horário de estudo, conhece um número maior de áreas e, assim, escolhe a mais adequada ao seu perfil.

Portanto, quem não realiza esse ato escolar educativo supervisionado, certamente, fica atrás de muitos candidatos.

E você, vai deixar essa chance passar?

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios