Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Benefícios do estágio a uma empresa

Entenda as vantagens desse modelo de contratação.

Muitos perguntam sobre como o estágio pode trazer benefícios, tanto para as corporações, quanto para os estudantes. Primeiramente, é imprescindível compreender quantos são impactados de maneira positiva por essa modalidade. São cerca de 1 milhão de alunos exercendo a prática.

Mesmo com um número expressivo, essa é uma estatística com grandes possibilidades de crescimento. São quase 18 milhões de pessoas aptas a realizar a atividade, segundo levantamento do Inep/MEC. Afinal, pode estagiar quem tiver acima de 16 anos e estiver regularmente matriculado e frequentando algum curso superior, médio ou técnico, além de quem está nos anos finais do EJA (Ensino Para Jovens e Adultos).

A modalidade é definida pela Lei 11.788 como o “ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho”. Logo, serve para estimular o desenvolvimento e o aprendizado a partir de vivências de mercado. Assim, é possível conciliar as teorias aplicadas em sala de aula com a prática do mundo corporativo.

Além do impacto para a vida do profissional, também serve de grande ajuda para a corporação. Afinal, ela terá a chance de moldar e investir nesse talento para integrá-lo em sua equipe. Com isso, é possível ter maior capacitação entre os times para superar momentos de crise.

Segundo o mesmo dispositivo legal, quem fornece esse estilo de admissão terá ganhos relacionados à parte burocrática. Como não gera vínculo empregatício, a organização é isenta de pagar o FGTS, 13º salário e outros. Portanto, fica mais fácil abrir suas portas para uma staff de sucesso.

Promover esse modelo em um momento como o vivido atualmente é investir de maneira consciente no futuro. Afinal, você estará aprimorando as capacidades de um profissional em ascensão e oferecendo maior preparo para, então, gerar a tão sonhada alta performance. Como resultado, é possível garantir uma mudança social e econômica no país!

Seme Arone Junior - Presidente da Abres