Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Estágio e semana de provas

Entenda como funciona o regulamento aplicado aos estudantes em temporada de avaliações e testes

Quem já foi universitário, sabe dos desafios da famosa semana de provas! Essa realidade já foi vivida por diversos executivos e sua história de sucesso sempre será marcada por horas de dedicação. Porém, como ter tempo para estagiar. estudar e ainda tirar boas notas? A Lei de Estágio trouxe um importante direito para facilitar e estimular a vida dos milhões de estudantes brasileiros.

De acordo com o artigo 10º, da Lei nº 11.788/2008, todo estagiário tem direito a reduzir sua carga horária pela metade no período de avaliações escolares. Essa é uma forma de auxiliá-lo durante os dias mais estressantes e exigentes em suas instituições de ensino. Por isso, é fundamental entender como a redução traz benefícios tanto para quem a usa, quanto para quem a fornece.

O gestor pode auxiliar o aprendizado, autorizando a saída antecipada em dias de testes. Assim, é possível motivá-lo e favorecer seu conhecimento. Com suas horas reduzidas, ele conseguirá se direcionar melhor ao conteúdo das matérias oferecidas em sua escola ou faculdade.

Contribuindo com esse aspecto, sua corporação ganha excelentes profissionais. É válido ressaltar: essa diminuição no tempo de serviço pode ser descontada da bolsa-auxílio. Além disso, conforme dito no artigo 7º do mesmo dispositivo legal, é papel da escola ou universidade informar, no início do período letivo, as datas de realização das atividades avaliativas. Se isso não for informado e incluído no Termo de Compromisso de Estágio (TCE), esse benefício não poderá ser requerido.

Oferecer oportunidades de inserção no mundo dos negócios para educandos é uma atitude inteligente. Isso porque, esse é um grande investimento ao futuro da empresa e também à carreira do colaborador.

A lei traz muitos benefícios para quem oferece essas vagas de estágio e ajuda a melhor o cenário da educação em nosso país, por meio da inclusão de 1 milhão de estagiários no mercado. Faça parte você também dessa corrente do bem: é bom para sua empresa, para o estudante e para o Brasil.

Seme Arone Junior - Presidente da Abres