Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Alunos de pós-graduação podem estagiar?

Entenda um pouco melhor sobre o estágio nesse tipo de modalidade de ensino e fique por dentro da legislação!

Uma dúvida recorrente em nossa organização é se existe a possibilidade de estágio para quem cursa uma especialização. Seria possível quem faz uma pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado estagiar? A resposta é sim!

Segundo os dispositivos legais vigentes, lei 11.788/2008, podem exercer o ato escolar educativo supervisionado, todo os docentes de educação superior. Todavia, assim como para os educandos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, é fundamental a aprovação da respectiva instituição de ensino.

Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, temos no país 325.230 alunos de pós stricto sensu. Esse dado representa apenas 3,8% dos estudantes da graduação. Quem chega a essa modalidade, se destaca perante os demais, por fazer parte de um baixo grupo da população. Todavia, alcançar esse patamar sem ainda ter sido estagiário, pode dificultar a carreira, justamente pela falta da prática.

Logo, é importante não deixar as oportunidades passarem e, além de focar no ensino, se atentar também a vivência diária da profissão. Somente dessa forma, será possível escolher com segurança os caminhos futuros, além de perceber se a área escolhida é, de fato, a mais indicada para o perfil.

Recomendamos iniciar um estágio logo nos primeiros anos do curso, porém, se você não seguiu esse caminho, lembre-se: nunca é tarde demais para se aperfeiçoar!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios