Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Qual é o papel do Agente de Integração?

Veja as principais vantagens de contratar esse tipo de empresa para sua organização

Segurança e facilidade. Qual gestor não busca isso na contratação de seus estagiários? O agente de integração é o responsável por fazer a intermediação entre os três pilares sustentadores do processo de estágio: empresa, instituição de ensino e estudante.

Muitas corporações recorrem a esses agentes por oferecerem um serviço facilitador no momento de contratação de estagiários. Os principais motivos dessa procura são por eles possuírem amplo acesso às universidades e escolas, estarem atualizados em relação à legislação e terem grandes bancos de dados com estudantes disponíveis para o mercado de trabalho, realizando uma triagem assertiva de perfis de acordo com as exigências de cada gestor.

Segundo a Lei nº 11.788, em vigor desde 2008, suas principais funções são: identificar oportunidades de estágio; ajustar suas condições de realização; fazer o acompanhamento administrativo; encaminhar negociação de seguros contra acidentes pessoais e cadastrar os estudantes. Ou seja, são responsáveis por dar mais segurança para quem contrata.

Além disso, de acordo com o instrumento legal, eles são responsáveis por elaborar o “Termo de Compromisso de Estágio”, documento formal assinado em conjunto com o estudante, a parte contratante e a instituição de ensino.

O papel fundamental do agente de integração é aproximar o aluno das empresas, o auxiliando na inserção no mercado de trabalho por meio do estágio. Com isso, possibilita a conciliação da atividade teórica da universidade onde está matriculado, com a prática da profissão dentro das organizações.

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios