Líderes explicam porque efetivação de estagiários é benéfica para os dois lados | IEL

Uma das maiores qualidades de um estagiário é a vontade de aprender e desenvolver coisas novas. Com isso, é muito comum encontrar profissionais que, no final do contrato, se tornaram ideais para a empresa. Então, todo esforço é reconhecido com a efetivação.

Paulo Palaez, 28 anos, empresário e CTO da Lovel.dev, empresa de tecnologia, é um dos adeptos ao treinamento e a efetivação de novos talentos. Ele explica que efetivar um estagiário é um passo muito lógico para qualquer líder.


“Existe um plano de desenvolvimento para cada estagiário. Porque você tá determinando tempo, custo, investimento em um colaborador, então você quer que ele se desenvolva”, explica Palaez.  


Pra ele, é papel dos gestores abrir caminhos para o crescimento dos estudantes. Uma das coisas importantes é aprender a lidar com gerações diferentes, com comportamentos e visões que, eventualmente, podem ser conflitantes.

“Com o estagiário, tenho a oportunidade de aprender e entender meu novo público. Não é só o meu profissional que vai estar diferente daqui 10 anos, meus clientes também”, diz Palaez.

Abra caminhos para um estagiário crescer

Outro erro que pode acontecer dentro das empresas é não dar oportunidade para o estagiário se destacar. Tanto por um estigma de que ele não tem conhecimento suficiente quanto pelo medo do erro. Um dos pontos que o Pelaez explica é que é preciso abrir espaço para a experimentação.


“O estagiário tem muita garra e vontade de aprender. Se você coloca esse profissional na empresa e traz oportunidades, se você como líder sabe integrar o que ele gosta com novos desafios e, principalmente, dando espaço pro erro, sem julgar.”, explica o empresário.


Ele reforçar que quando um estagiário bem treinado cresce ao ponto de não caber mais na função, essa é a hora de dar a ele uma promoção. A recompensa do esforço – do líder e do funcionário – é a efetivação daquela parceria.

Por que empresas efetivam estagiários?

Muito mais que meros funcionários

A Associação Brasileira de Estágios (ABRES) explica que entre 40% e 60% das empresas querem reter um talento.

Karoline Castello, 40 anos, jornalista e sócia diretora da Tangerina Comunicação, explica que outros fatores, além de técnica, pontualidade e comprometimento, contribuem para efetivar um estagiário. “Valorizo muito quando eles aprendem a se relacionar com as pessoas, quando não têm medo de trazer ideias”, explica a Karol.

A Tangerina é uma das mais de 6 mil empresas que contam com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) como ponte na seleção dos estagiários. Para contar com essa expertise, basta entrar em contato com o IEL do estado.

“Eles questionam e isso nos coloca pra pensar. Eles fazem muitos porquês e isso é rico demais. Faz a gente pensar, a entender se o que a gente tá fazendo é o mais correto.”, complementa Pelaez.

Aqui vão três fatores importantes pra observar se você está pensando em efetivar um estagiário – ou se você é o estagiário que pretende ser contratado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *