Escrevendo o futuro

Crédito da Imagem: Istock Photo

Ao longo da vida escolar, principalmente no ensino médio, os alunos têm como meta a escolha de uma profissão. Alguns estudantes crescem determinados desde a infância, sabendo o ramo no qual irão trabalhar. No entanto, muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir.

Realmente não é uma tarefa fácil, mas algumas atitudes podem ajudar; o fundamental é saber diferenciar as diversas funções existentes no mercado, bem como as especializações. Para isso, é válido buscar informações sobre o mercado de trabalho, a faixa salarial, o campo de atuação e como a carreira é aceita e inserida na sociedade.

Fazer um passeio por faculdades também pode auxiliar na decisão. Durante as visitas, o jovem terá a oportunidade de ver de perto como são as aulas e as estruturas das faculdades. Conhecer as opções de universidades é uma maneira do estudante eleger quais atendem as suas expectativas. Dessa forma, saberão se as instituições possuem convênios e parcerias com empresas e verificarão se outros serviços oferecidos ampliam a sua empregabilidade ou incentivam o empreendedorismo, facilitando a sua inserção no mundo do trabalho.

Conforme for encontrando as áreas de maior agrado, o aluno poderá buscar os locais onde existam pessoas com experiência dispostas a mostrar de perto como é o funcionamento de tal cargo, pois isso é uma excelente forma de descobrir os reais interesses.

Ir em busca do máximo de informações possíveis sobre os mais diversos cursos, pedir ajuda aos pais, trocar informações com amigos e parentes, e ampliar os conhecimentos, são atitudes necessárias nessa hora. Com mais de 16 milhões de estudantes, hoje existem apenas um milhão de estagiários. Conclusão: há espaço para bem mais e, certamente, o jovem empenhado conseguirá seu lugar ao sol, construindo uma carreira de sucesso.

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *