Competências mais exigidas ao estagiário

O Brasil tem aproximadamente 1 milhão de estagiários, sendo 740 mil do ensino superior e 260 mil do ensino médio e técnico, mas essa quantidade ainda é pouca comparada ao total de estudantes. Temos 16,3 milhões de possíveis novos colaboradores, porém apenas 6,1% deles conseguem uma oportunidade.

Os resultados de uma enquete mostraram as três coisas mais buscadas em um novo talento pelas empresas, dentre elas: comprometimento, iniciativa e conhecimentos técnicos, respectivamente. Ou seja, não basta apenas ter vontade de contribuir. Saber outros idiomas e dominar ferramentas de informática são essenciais.

Percebe-se cobranças quanto ao inglês, para alunos em geral, Autocad para quem cursa engenharia civil e arquitetura, excel avançado para áreas de finanças e econômicas, softwares de banco de dados e linguagem de programação para os graduandos de TI. Já os programas de edição de imagens, vídeos e domínio em redes sociais ficam para quem estuda comunicação social.

Se você quer incrementar seu conteúdo, participe mais de cursos extras e se possível faça iniciações científicas e intercâmbios, isso conta bastante durante os processos seletivos.

Sucesso em sua carreira!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *