Alfabetização em progresso

Crédito da Imagem: Istock Photo

O número de pessoas sem saber ler e escrever está diminuindo. Isso resulta em mais  candidatos qualificados para as vagas de estágio e emprego em todo país. De acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a situação da alfabetização melhorou no Brasil, pois a taxa de analfabetismo diminuiu de 12,8% para 9% em 2010.

Embora os resultados tenham sido positivos, algumas regiões ainda possuem muitas pessoas sem acesso a escolarização. Por exemplo, no norte e nordeste do país, as taxas foram de 10,6% e 17,6%, superiores à média nacional. Esses dados demonstraram maior frequência nos bancos escolares dos grupos mais novos em relação aos mais velhos.

Essa preocupação é muito importante para o futuro, mas infelizmente muitas pessoas e crianças trocam o estudo pelo trabalho e ficam sem nenhum tipo de especialização. Esse investimento não deve ser ignorado, pois as sequelas permanecem pela vida inteira.

Dedicar-se ao empenho acadêmico é a melhor forma de construir o sucesso profissional. Afinal, o estágio é um complemento dos ensinamentos adquiridos nas instituições de ensino, durante a graduação. Sendo assim, é imprescindível ter compromisso com os estudos para  melhor aproveitamento.

 

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *