Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Fazer estágio é bom?

Ingressar no mundo corporativo por meio de um estágio é a melhor opção para quem estuda.

Estar na universidade e não se preocupar em realizar um estágio é praticamente dar um tiro no próprio pé. Afinal, o ato escolar educativo, previsto em lei (11.788/08), visa colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e desenvolver habilidades essenciais para a vida profissional.

A vivência no mundo corporativo promove responsabilidade e trás a maturidade exigida a qualquer candidato a uma vaga efetiva. Contudo, como benefício de um colaborador em início de carreira, os erros são mais tolerados, mas, claro, sempre com a proatividade de corrigi-los para não voltar a acontecer.

A experiência ainda traz como benefício não tomar o tempo dos estudos, pois tem uma carga horária máxima a ser cumprida, podendo perfeitamente ser conciliada com a rotina da instituição de ensino.

O melhor, segundo pesquisas, até 60% dos estagiários são efetivados no término de seus contratos, deixando de engordar o alto índice de jovens desempregados no país. A série da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios aponta, desde 2012, uma taxa de desocupação na faixa etária entre 18 a 24 anos acima da média nacional. Essa diferença aumentou ainda mais no fim de 2015 e chegou ao dobro (28.8%) da taxa total (13.7%) no primeiro trimestre desse ano.

Ser um estagiário é fundamental para uma trajetória de sucesso e trará diversos benefícios à sua vida!

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios