Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Novos Negócios e a Diversidade

A Abres compareceu ao workshop "Novos Negócios e a Diversidade" e abordou sobre a importância do estágio para os jovens.

Para comemorar seus quatro anos de existência, a agência Notícia Pró Trabalho realizou no dia 3 de outubro, das 10h às 18h, o workshop ‘Novos Negócios e a Diversidade’. O intuito foi apresentar testemunhos e relatos de experiências empresariais, institucionais e de pessoas físicas, as quais provassem ser possível atuar com responsabilidade social. A Abres esteve presente falando sobre a relevância do estágio na vida dos jovens.

Por meio de uma palestra, foi possível abordar o tema para conscientizar a importância de estagiar na vida e um estudante. Além de proporcionar cidadania, formação de caráter e contato com o ambiente corporativo, também auxilia tanto a quem quer voltar à sala de aula, quanto a quem precisa de uma renda extra para custear os estudos. Afinal, de acordo com a lei 11.788/08, só pode estagiar quem estiver regularmente matriculado e frequentando o ensino médio, técnico, superior ou tecnólogo.

O evento, em parceria com a Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil), foi realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil e também contou com atividades práticas de network, bem como sorteio de livros e homenagens a empresas e colunistas.

O associado da Abres, ‘Estagiários.com’, foi um dos condecorados com o Prêmio Notícia Pró Trabalho 2017. O reconhecimento ocorreu para profissionais preocupados com as diversidades no ambiente corporativo. Exemplos de organizações dedicadas a zelar pela inclusão de pessoas com deficiência no mundo corporativo foram o grande destaque.

A Abres pode apresentar o impacto do estágio na rotina dos talentos em início de carreira e demonstrar como é importante as organizações incluírem essa mão de obra em suas equipes. Atualmente, segundo dados da Abres, temos um milhão de estagiários no país, contudo, de acordo com informações do Censo Inep/MEC, são mais de 17 milhões de jovens aptos a exercer a atividade. Logo, quanto mais os benefícios dessa contratação forem disseminados tanto para empresários, quanto para estudantes, melhor será o desenvolvimento do país!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios