Eventos esportivos vão gerar vagas de estágio

A estimativa apenas para a Copa do Mundo, em 2014, é de que sejam criadas cerca de 10 mil oportunidades para as mais diferentes áreas

Especialistas apontam a Engenharia e seus diversos segmentos como uma das áreas que, no momento, já necessitam de mão de obra

O Brasil se prepara para diversos eventos de grande magnitude nos próximos anos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, os quais também representarão a geração de muitos empregos e grandes oportunidades para os estudantes.

Muitos jovens, aliás, que iniciaram ou irão começar um curso superior este ano, ainda estarão estudando quando esses eventos forem realizados. Com isso, o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior, ressalta que além de darem projeção mundial para o País, esses eventos proporcionarão uma imensa gama de opções de trabalho e estágio para a maioria da população. Há uma previsão de cem mil contratações no ano da Copa, por exemplo. Destas, a Abres tem a expectativa de serem cerca de 10 mil voltadas para os estagiários.
No entanto, o diretor-executivo da Perfil de Talentos, Afonso Lamounier de Moura, lembra que serão chances com prazo determinado para a maioria dos contemplados, já que se trata de eventos e não de oportunidades definitivas: “Aqueles que se sobressaírem em suas áreas de atuação poderão ser efetivados, mas a maior parte terá como resultado apenas uma boa experiência”.

Os que pretendem investir em um estágio, seja ele em um desses eventos, devem estar atentos à importância de se prepararem desde já. “Frequentar cursos e palestras, aperfeiçoar o português e investir em idiomas são essenciais. As oportunidades serão muitas e quem estiver capacitado, com certeza, irá colher bons frutos”, destaca Arone Junior.
Moura salienta também a necessidade de um currículo simples e objetivo, boa apresentação pessoal, pontualidade e comprometimento e interesse, bem como a atualização por meio de revistas, jornais e televisão.

Diversidade
Todas as áreas têm grande potencial de contratação, segundo os especialistas, umas com mais antecedência, outras durante e algumas após os eventos. “Os segmentos de Engenharia já têm muita necessidade de mão de obra”, afirma o presidente da Abres, que completa dizendo que os setores de comércio, serviços e entretenimento também estarão em alta.
Haverá necessidade, ainda, de serviços de transportes até a venda de produtos e alimentos. Com isso, Turismo e Hotelaria, Gastronomia, Comunicação Social, Gestão de Negócios e Administração são boas opções para o futuro. Moura revela que as áreas relativas à prática esportiva também estarão em alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *