Estudantes abandonam curso no ensino superior


De acordo com dados do Censo do Ensino Superior, divulgados pelo Ministério da Educação em dezembro do ano passado, de 2008 para 2009 um total de 896.455 estudantes abandonaram a universidade no Brasil. Esses dados representam uma média de 20,9% do universo de alunos. A educação é fundamental para o desenvolvimento de nosso País. As instituições de ensino superior cumprem esse papel na sociedade, promovendo uma melhoria de vida para os brasileiros e colaborando com a formação da cultura nacional. Infelizmente, muitos não conseguem terminar o curso, na maioria das vezes por falta de condições financeira.

O estágio é um grande instrumento de inserção do jovem no mercado de trabalho, sendo também um modo de complementar suas atividades em classe. Com essa oportunidade, muitos alunos poderão realizar o sonho de ter uma carreira de nível superior e completar sua formação.

Nossa sociedade deve se preocupar com a educação. Afinal, os jovens representam uma boa parcela em nossa sociedade. Em 2009, apenas 47,6% dos estudantes concluíram a graduação após quatro anos de curso. A taxa de aumento de ingressos de 2008 para 2009 ficou em 7,5% negativos. Em 2008, o número de ingressantes foi de 1,87 milhões e no ano seguinte foi de 1,73 milhões.

Apesar de todo esse cenário, os universitários não devem desistir. Estamos na temporada de estágios. É fundamental investir em um bom português, preocupar-se com a leitura e comunicação e participar de treinamentos gratuitos sobre os mais variados temas. A Abres deseja a todos boa sorte e sucesso.

Seme Arone Junior É presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *