Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

O estágio para a empresa

A organização também ganha diversos benefícios com a contratação de estagiários. Conheça cada um deles!

O estágio é sem dúvidas a maior porta de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Atualmente, segundo dados da Abres – Associação Brasileira de Estágios, 1 milhão de estudantes conseguem uma oportunidade por meio dessa modalidade e até 60% são efetivados ao término do contrato, diminuindo o desemprego entre essa faixa etária, uma das mais afetadas pela falta de colocação. Contudo, além de ser uma ótima oportunidade para a juventude, também é um grande passo dentro de uma organização.

Sem contar todos os benefícios fiscais, como a isenção de encargos sociais e trabalhistas, como 13º salário, FGTS, INSS, entre outros, também traz muitas vantagens para o grupo. Afinal, contar com esse tipo de colaborador, prepara e forma uma equipe qualificada, permite a descoberta de novos talentos e gabarita a empresa para o futuro.

Mantém um espírito de renovação permanente, com pessoas sem vícios e capazes de serem treinadas de acordo com a área, missão e cultura do empreendimento. Com isso, reduz o investimento de tempo e de meios de trabalho a longo prazo, quando será preciso contratar profissionais de fora, ainda sem a visão da empresa e com necessidade de vasto desenvolvimento, para ocupar cargos, cujos estagiários já estarão prontos para assumir ao serem efetivados.

Por fim, ainda permite o cumprimento do papel social da empresa, ajudando a formar as novas gerações de profissionais, os quais o país tanto necessita. Afinal, a falta mão de obra qualificada tem impacto direto na produtividade e nos torna menos competitivos no mercado internacional. Segundo o Fórum Econômico Mundial, 2016/2017, o Brasil caiu 33 posições na colocação geral de 2012 até 2017 e encontra-se em 81º lugar. Portanto, não fique em dúvidas quanto ao ingresso desse tipo de funcionário em seu time de sucesso. É bom para o país, para os jovens e para sua organização!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.