Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Número de estagiários

Você sabe quantos estagiários existem no país? Veja nosso artigo e acompanhe o número, separado por regiões.

A Abres realiza anualmente uma pesquisa para avaliar quantos estagiários existem no país. O levantamento é feito com todas as instituições de ensino no Brasil, de forma a assegurar a seriedade dos dados. Segundo o último estudo, verificou-se o total de um milhão de pessoas contratadas nessa modalidade, sendo 740 mil no ensino superior e 260 mil no médio e técnico.

Separando por regiões, o Norte engloba 25.511 estudantes exercendo a atividade. O Centro-Oeste 59.873, o Nordeste possui 89.314 e o Sul 233.978. O Sudeste é a área com maior número de oportunidades, logo, também concentra o melhor índice de estágios. Assim, soma 591.334 educandos atuando com o ato escolar educativo supervisionado.

Apesar do número ser alto, ainda está aquém do necessário. Para se ter uma ideia, segundo dados do Inep/MEC, 17,6 milhões de pessoas estão aptas a entrar para a categoria. Por isso, é fundamental as empresas se conscientizarem quanto ao seu papel. Afinal, contar com esse tipo de mão de obra é levar para a equipe nova energia, talentos prontos para aprender e dar o melhor de si e garantir os melhores colaboradores para, no futuro, ocuparem cargos mais altos.

Os alunos, por sua vez, devem procurar por uma oportunidade logo nos primeiros semestres do curso. Uma vez inseridos, precisam ser proativos, ir em busca de novas informações e demonstrar todo o seu potencial. Até 60% dos estagiários são efetivados ao final de seu contrato. Logo, é a melhor forma de conseguir sua colocação no mundo corporativo.

A Abres incentiva a atividade e segue lutando pela expansão do setor no Brasil.

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios