Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Escrevendo o futuro

Com mais de 16 milhões de estudantes, hoje existem um milhão de estagiários. Há espaço para mais!

Ao longo da vida escolar, principalmente no ensino médio, os alunos têm como meta a escolha de uma profissão. Alguns estudantes crescem determinados desde a infância, sabendo o ramo no qual irão trabalhar. No entanto, muitos, em razão da pouca idade e experiência de vida, não conseguem definir o caminho a seguir.

Realmente não é uma tarefa fácil, mas algumas atitudes podem ajudar; o fundamental é saber diferenciar as diversas funções existentes no mercado, bem como as especializações. Para isso, é válido buscar informações sobre o mercado de trabalho, a faixa salarial, o campo de atuação e como a carreira é aceita e inserida na sociedade.

Fazer um passeio por faculdades também pode auxiliar na decisão. Durante as visitas, o jovem terá a oportunidade de ver de perto como são as aulas e as estruturas das faculdades. Conhecer as opções de universidades é uma maneira do estudante eleger quais atendem as suas expectativas. Dessa forma, saberão se as instituições possuem convênios e parcerias com empresas e verificarão se outros serviços oferecidos ampliam a sua empregabilidade ou incentivam o empreendedorismo, facilitando a sua inserção no mundo do trabalho.

Conforme for encontrando as áreas de maior agrado, o aluno poderá buscar os locais onde existam pessoas com experiência dispostas a mostrar de perto como é o funcionamento de tal cargo, pois isso é uma excelente forma de descobrir os reais interesses.

Ir em busca do máximo de informações possíveis sobre os mais diversos cursos, pedir ajuda aos pais, trocar informações com amigos e parentes, e ampliar os conhecimentos, são atitudes necessárias nessa hora. Com mais de 16 milhões de estudantes, hoje existem apenas um milhão de estagiários. Conclusão: há espaço para bem mais e, certamente, o jovem empenhado conseguirá seu lugar ao sol, construindo uma carreira de sucesso.

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios