Efetivação de estagiários: benefícios para os dois lados

O estágio é uma etapa significativa para a formação profissional. Isso porque, durante esse período, existe um contato maior com o cotidiano do curso escolhido. Normalmente, esse grupo possui uma grande facilidade e ânimo em aprender sobre tudo, dessa forma, aumentando as chances de se destacarem dentro da equipe. Por essa razão, preservar a permanência dessa pessoa é benéfico para ambos os lados. Você sabe o porquê? 

A lei tem alguma limitação? 

Conforme apontado na lei 11.788/2008, responsável por todas as normas a serem seguidas nesse tipo de contratação, está estabelecido apenas a duração máxima de 24 meses, em uma mesma concedente. Sendo assim, é possível encerrar o contrato antes desse limite. Isso é válido, inclusive, para iniciar uma nova parceria no regime CLT. 

O ato educativo escolar supervisionado tem como objetivo auxiliar o estudante a desenvolver competências próprias da atividade profissional. Bem como contribuir com o aspecto social no processo de formação. Conforme aponta Telma Cabral, Coordenadora das Unidades Estágio 10 e Aprendiz 10, trata-se de “um complemento à educação formal, uma oportunidade de vivenciar as rotinas e os desafios de uma organização”. Sendo assim, é um momento de muito aprendizado, mas também de novos caminhos e ideias para quem contrata. 

O estágio aliado à educação superior

Esse tipo de admissão é um dos responsáveis por evitar a evasão do ensino superior. Isso ocorre porque, ao fornecer a bolsa auxílio e o auxílio transporte, compulsórios na modalidade não obrigatória, dá a chance para o estudante financiar os estudos. Ou seja, além do aprendizado, também garante a ajuda de custos com as despesas mensais. Por prever a carga horária reduzida, de 6h diárias e 30h semanais, fica mais fácil conciliar as duas jornadas. 

A efetivação

Para quem ocupa a liderança de um time, é natural desejar reter um talento de destaque para a instituição. Entretanto, de acordo com pesquisas, essa é uma realidade de 40 a 60% dos estagiários brasileiros. Nesse sentido, ao registrá-lo, a empresa ganha um funcionário ainda mais engajado e motivado, possibilitando-o se manter por mais tempo na graduação. 

Telma ainda acrescenta: “ao efetivá-lo, além de tornar o ingresso na vida profissional mais fácil, a companhia elimina a etapa de adaptação, pois foi feita durante o estágio. Dessa forma, diminui o grau de ansiedade do contratado e passa a gerar resultados mais rapidamente”. Ao oportunizar a permanência do jovem na equipe, também haverá a economia com gastos de treinamento, pois ele já estará habituado com a cultura organizacional, os processos e atividades a serem executadas. 

Entretanto, é válido ressaltar: isso deve ser uma decisão conjunta, porque, em alguns casos, existe uma carga horária obrigatória para estagiar a ser cumprida. Portanto, antes de seguir com o andamento do processo, é crucial verificar a disponibilidade desse colaborador, a fim de evitar complicações futuras. 

Essa é a forma mais racional de diminuir os custos de formação e rotatividade da sua equipe. Além disso, auxilia o jovem a pegar o embalo no início da carreira. Você acredita em um futuro melhor? Então invista nesse grupo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *