Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Como diminuir o desemprego entre jovens

Para quem busca uma vaga, alguns passos são importantes. Leia nosso artigo e entenda melhor!

O primeiro trimestre do ano fechou com 41,8% da população de 18 a 24 anos subutilizada. Ou seja, o número indica quem estava desempregado, ou com disponibilidade para trabalhar por mais horas na semana. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad e mostram um comprometimento profundo de jovens nessa faixa etária. Afinal, se comparado à média nacional de desocupação no mesmo período, de 12,7%, o índice se torna ainda mais assustador.

Como lidar com essa dura realidade? Um dos caminhos certos para oportunizar um outro contexto à juventude é o estágio. Afinal, a atividade é uma aliada da educação, pois sua prática só é permitida a quem está regularmente matriculado e frequentando o ensino médio, técnico, superior ou tecnólogo. Com isso, além de não deixar os estudos, o aluno também consegue obter a tão cobrada experiência e, ao se formar, está preparado para enfrentar os desafios do ambiente corporativo.

Então, para conquistar uma vaga, a primeira dica é ficar de olho no português, pois esse ainda é um dos principais motivos de reprovação. Ler revistas, blogs, fazer redações e evitar gírias e abreviações é um começo para quem deseja aperfeiçoar-se. Além disso, atualização constante é fundamental, tanto para adquirir bagagem, quanto para entender o panorama mundial dos dias de hoje.

Habilidades comportamentais são muito desejadas pelos recrutadores. Logo, vale uma autorreflexão sobre pontos, tais como se em um grupo, esse indivíduo aceita críticas e observa suas possíveis mudanças, se procura ser proativo e auxilia quem está ao redor. Somado a isso, se tem resiliência, ou seja, busca soluções e não se dá por vencido, mesmo diante de adversidades.

Quanto maior a concorrência, mais exigentes ficam os processos seletivos. Por isso, usufruir da tecnologia, por exemplo, pode ser uma boa saída para quem almeja se capacitar, com cursos e treinamentos gratuitos. Portanto, utilizar a Internet a nosso favor é o diferencial do momento. Além de enviar currículos pela web, é válido pesquisar webinars e conteúdos sobre temas relevantes a área de atuação!

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.