Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

:: 12-04-19 | Segs

Invista em novos talentos por meio do estágio!

A atividade desenvolve inúmeros potenciais para compor sua empresa. Apostar em jovens profissionais é peça chave para o sucesso de seu negócio!

A maioria das empresas já enxergam a relevância de inovar para o sucesso de seu negócio. Por isso, com o intuito de se destacar em meio à concorrência, as organizações buscam novos talentos para compor seu time. A maneira mais interessante e assertiva de fazer isso é por meio do estágio.

Segundo dados do Inep/MEC de 2017, existem no Brasil 9,7 milhões matriculados no ensino médio e técnico e 8,2 milhões no nível superior. Dentro da legislação, todos eles estão aptos a realizar a modalidade. No entanto, apesar desse número, temos apenas 1 milhão de estudantes efetivamente inseridos no mercado por meio da prática. Essa informação chama a atenção para a necessidade de abrir mais vagas a esse grupo.

De acordo com a Lei de Estágio 11.788/08, a modalidade se enquadra como o “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho”. O principal objetivo é preparar estudantes do ensino médio, técnico e superior para sua entrada no mercado. Com a atividade, o aluno coloca em prática todo o conteúdo visto em sala de aula e, muitas vezes, vivencia sua primeira experiência profissional.

Para as corporações, ter esse grupo em seu quadro de colaboradores traz renovação. Afinal, a nova geração superconectada e informada apresenta ideias inovadoras e disposição de sobra para transformar o desempenho e performance da companhia. Certamente, farão diferença nos resultados finais!

Além disso, por não terem vivência ainda no mundo corporativo, fica mais fácil de integrá-los com a cultura e valores do estabelecimento. Dessa maneira, é possível treiná-los e desenvolvê-los para ocuparem os cargos mais altos e se tornarem grandes profissionais.

Ainda mais, oferecer essa chance ao jovem é uma forma de estimular a importância da educação e empregabilidade. Com uma ocupação, ele ganha maturidade, responsabilidade e até independência financeira para investir em si mesmo. Esse é o papel fundamental das empresas interessadas em construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Quem acredita na juventude, contribui para um Brasil melhor com oportunidades para todos.

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.