Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Pronto para o mercado?

Não basta apenas acreditar em si mesmo. É preciso arregaçar as mangas e batalhar pelo sucesso!

Autoconhecimento é importante, por exemplo, para sabermos nossas qualidades e defeitos. Quando o tema é o ingresso no mercado de trabalho, torna-se ainda mais importante ter ciência do próprio potencial para alcançar os objetivos. Como o jovem se avalia em relação aos seus conhecimentos perante outros candidatos?

Nem melhor, nem pior. Segundo nota-se em dinâmicas, a maior parte dos estudantes imagina deter o mesmo nível de preparação, se comparado a outros. Porém, para chegar a processos seletivos com um passo à frente dos demais concorrentes, é importante o candidato a uma vaga de estágio ou emprego se atentar a uma palavra, acima de qualquer outra: qualificação.

Muitos se imaginam no mesmo patamar de outros. No entanto, para ter êxito em uma seleção disputada, é de suma importância apresentar diferenciais. Ser um dos melhores deve ser o foco e, para tal, nada como se renovar a partir de cursos paralelos e um bom aprendizado em sala de aula. Também há de se lembrar: conformidade é sinônimo de despreparo, na busca por uma oportunidade. O caminho é investir no próprio potencial, acima de tudo. Caso o jovem imagine ter conhecimento e preparo reduzido se comparado a outros, o planejamento deve incluir palestras ligadas ao seu ideal de carreira, workshops e treinamentos na mesma linha, além de conversar com profissionais experientes de sua área.

O segredo é não apenas acreditar em si mesmo, mas também arregaçar as mangas, desde o primeiro dia de aula, para absorver os dizeres dos professores e mestres, os quais conhecerá em sua empreitada acadêmica. Assim, o candidato aproveitará os bons ensinamentos e aumentará as suas chances de construir uma trajetória de sucesso. O mercado está em busca de quem quer aprender e mostrar resultados.

Seme Arone Junior é presidente do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios.