Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Quantos estagiários podem ser contratados?

Descubra como a lei estabelece as exigências relacionadas à contratação de um estagiário

Com as altas demandas do mundo dos negócios e, por consequência, a competitividade, há a necessidade de montar um time com pessoas cada vez mais capacitadas e preparadas. Uma solução para isso é fazer a admissão de estagiários. Contudo, surge a dúvida: existe limite de contratação para uma organização?

De acordo com a lei 11.788/08, não é estabelecido um número máximo para quem está no ensino médio técnico e superior. Contudo, a cada dez contratados, é preciso ter um supervisor, para acompanhar o desenvolvimento do time. Para os estudantes do ensino médio, existe um critério de proporcionalidade. A corporação poderá ter 1 estagiário para cada 5 colaboradores, mas caso tenha mais de 25 funcionários, poderá ter até 20%.

Por serem jovens, cheios de ideias e dispostos a aprender, a maioria das empresas enxerga uma série de vantagens nessa contratação. Há uma grande chance de descobrir novos talentos, renovar o time e formar um grupo com um perfil próprio e integrado. Quem investe nessa prática pode auxiliar o acadêmico em busca de seu primeiro emprego. Dessa forma, cumpre um importante papel social de desenvolver futuros líderes.

A experiência permite ter o contato direto e concreto com o ramo escolhido e também a desenvolver todas as habilidades ligadas à profissão. Ainda mais, é oferecido também a troca rica de conhecimento com quem já atua na área. Essa é a maneira mais eficaz de ajudar o jovem em seu ingresso no mercado de trabalho e na sociedade.

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios