Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Por que fazer estágio?

Entenda um pouco melhor como esse tipo de experiência pode ser um grande diferencial em sua carreira.

Alguns estudantes, quando ouvem as primeiras vezes falar sobre o estágio, não entendem sua real relevância. Contudo, a experiência, na maioria dos casos, é o grande diferencial para alinhar a carreira e obter a bagagem necessária para uma trajetória de sucesso.

A atividade é parte integrante na formação do aluno, pois permite aplicar na prática os conhecimentos teóricos, motivando os estudos e possibilitando maior assimilação das matérias curriculares. Proporciona contato com o futuro meio profissional e é a maior porta de inserção no mundo corporativo.

O estagiário desenvolve a consciência da produtividade, maior observação e uma correta comunicação, estimulando o seu senso crítico e criatividade. Percebe eventuais falhas e busca seu aprimoramento, além de estabelecer um melhor relacionamento humano e social.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2012), 18 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão fora da escola. Isso representa 17,9% do total de talentos no Brasil. Entre 18 e 24 anos, fase de ingressar em uma universidade, mais de 14,6 milhões não estudam; ou seja, 64,8%. Os números apontam uma triste realidade, a qual pode ser modificada se empresas investirem nessa mão de obra e se os educandos também forem atrás desse tipo de vivência.

Portanto, quando o assunto for estágio, não leve na brincadeira e dedique-se para conquistar uma oportunidade. Sua carreira, certamente, agradecerá!

Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.