Skip to content

Abres - Associação Brasileira de Estágios

Abres completa 13 anos de luta pelos jovens!

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços e atividades realizadas durante esse período.

A Abres – Associação Brasileira de Estágios completa hoje, dia 8 de junho, seus 13 anos. Durante todo esse período, o principal objetivo sempre foi defender a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Com isso, tivemos participação ativa na Lei de Estágio 11.788/08, além de sempre intervir em projetos e propostas para melhorar os direitos dos estagiários e tornar a atividade uma possibilidade para todos.

Nossa organização divulga o ato escolar educativo supervisionado junto às comunidades no Brasil, estimulando a formação profissional de estudantes como indivíduos inovadores. Promovemos ações capazes de manter a existência "legal" de agentes de integração com ou sem fins lucrativos, conforme a legislação vigente. Coibimos, denunciamos e lutamos pela total liberdade e ética na interação entre alunos, escolas e empresas envolvidos no processo do estágio.

Há um trabalho diário para incentivar corporações a abrirem mais oportunidades. Segundo dados do Inep/MEC, temos hoje no país 17,6 milhões de estudantes aptos a estagiar. Contudo, segundo pesquisa anual realizada pela Abres, apenas 1 milhão consegue de fato exercer a atividade. São 740 mil no ensino superior e tecnólogo - ou seja, 9,2% do total - e 260 mil do nível médio e técnico (2,7%).

É sempre importante ressaltar os benefícios dessa vivência. Além de ser uma ótima opção para quem quer voltar à sala de aula, visto dados do Pnad/2012, nos quais um em cada cinco jovens de 15 a 29 anos não estuda e nem trabalha, totalizando 9,6 milhões de pessoas, também auxilia quem precisa de uma renda extra para custear os estudos. Sem contar o fato de proporcionar cidadania, formação de caráter, contato com o ambiente corporativo e, adicionalmente, afastar dos desvios de trajetória, tão comuns nessa faixa etária.

Por outro lado, as empresas ganham dispensa em encargos sociais trabalhistas como INSS e FGTS, bem como isenção de multas rescisórias, uma justa troca para incentivar e ampliar esses programas em todo o país.

Vale relembrar: o futuro colaborador precisa estar regularmente matriculado e frequentando uma instituição regulamentada pelo MEC e ter 16 anos ou mais. Para quem busca uma vaga, basta acessar o link: http://abres.org.br/v01/associados/ e se cadastrar em nossos parceiros. Já para os agentes de integração interessados em se associar, basta enviar um e-mail para imprensa@abres.org.br.

A Abres acredita no estágio como uma oportunidade para quem quer realizar o sonho de ter uma carreira e ainda completar sua formação. Para mais informações, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa pelos telefones (11) 3524-3333 / (11) 3154-7664.

Seme Arone Junior é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios