
Entre 40 a 60% dos estagiários são efetivados, segundo dados da Abres
No total, o Brasil tem cerca de 20 milhões de estudantes aptos a estagiar. Porém, segundo uma pesquisa da Abres (Associação Brasileira de Estágios), apenas 5,5%, ou seja aproximadamente 1,1 milhão, conseguem uma oportunidade. Entretanto, existem inúmeras vantagens reconhecidas em contratar estagiários. Inclusive, uma delas é a redução de turnover, desenvolvendo colaboradores fiéis e futuros líderes para o negócio.
Rotatividade é uma preocupação sanada pelo estágio
A rotatividade preocupa corporações de todos os tamanhos e portes, pois afeta diretamente a produtividade, custos operacionais e o ambiente organizacional. Entretanto, uma das estratégias mais inteligentes para contornar esse cenário é a contratação de estagiários. Afinal, eles podem ser moldados de acordo com a cultura da empresa e são naturalmente motivados, pois buscam a efetivação.
Assim, o gestor consegue incentivar a evolução para se tornar um talento fixo do seu quadro de funcionários, diminuindo as taxas de saída e estimulando o plano de carreira. Ademais, muitos estagiários começam nas corporações logo no início da vida profissional, sem vícios anteriores. Isso porque, para ser apto a vagas como essa, basta ter, no mínimo, 16 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja do médio, técnico ou superior.
Por que o turnover acontece?
Entre as causas para o problema, posso destacar desalinhamento cultural, oportunidades de crescimento limitadas, insatisfação com a liderança e pacotes de remuneração não competitivos. Também vejo questões pessoais, como mudanças geográficas, além de fatores de estresse, como o burnout.
Quando o turnover está alto, significa uma grande substituição de pessoal em um curto período de tempo. Para a maioria dos brasileiros, o propósito de vida está conectado com seu trabalho atual. Posso afirmar: os colaboradores querem se sentir uma parte fundamental e pertencentes ao time.
Para a gestão, existe um impacto negativo no aspecto administrativo do negócio. Isso porque os custos financeiros incluem recrutamento, treinamento e perda de produtividade, com estimativas variando entre 30% e 150% do salário anual do funcionário desligado. Outra influência é na moral do time, aumentando a carga de trabalho para quem fica. Além disso, a perda de conhecimento e expertise também interrompe projetos, reduzindo a inovação e rendimento da operação.
Reduza o turnover pela contratação de estagiários
Nesse cenário, contratar estagiários pode ser uma excelente estratégia, pois eles representam uma oportunidade única de formar futuros talentos e desenvolver a liderança dentro da própria organização. Aqui estão algumas razões pelas quais essa ideia funciona:
- Desenvolva profissionais: treine-os de acordo com a missão e valores desde o início. Isso reduz o risco de adaptação de novos funcionários com experiências anteriores e cria uma base sólida de compreensão profunda do negócio.
- Impulsione inovação: os estagiários trazem novas perspectivas, criatividade e entusiasmo para a equipe, porque estão em constante aprendizado. Além disso, costumam ser ávidos por aprender, beneficiando muito projetos inéditos.
- Crie uma rede de talentos: quando você oferece estágios de qualidade, atrai jovens talentosos, aumentando a capacidade de recrutá-los no futuro para cargos permanentes.
De acordo com uma pesquisa da Abres, entre 40 a 60% dos estagiários são efetivados e continuam gerando frutos para seus contratantes. Sendo assim, é uma oportunidade de crescer a instituição enquanto também evolui e aprimora habilidades de quem chega agora no mercado. Por isso, abra as portas da sua empresa e, para isso, conte com a Abres!
*Carlos H. Mencaci, presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios).