Essa oportunidade é benéfica tanto para o aluno quanto empresa
Segundo dados expostos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), o país possui 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando todos os níveis são considerados. Desse número, grande parte ainda está aguardando sua oportunidade, principalmente agora com a virada de ano e os novos ingressos nas instituições de ensino. Portanto, o momento para realizar esse recrutamento é agora!
Por que contratar um estagiário?
Eles são dedicados, conectados e pertencem a uma geração cheia de ideias inovadoras. Ainda, representam uma grande força de trabalho para o Brasil. Em geral, essa possibilidade costuma ser o primeiro contato com a futura profissão e também é uma grande oportunidade de aprender, na prática, a rotina corporativa. Assim, esses estudantes conseguem desenvolver competências empíricas, antes só vistas em sala de aula.
Entre as inúmeras vantagens, quero destacar a possibilidade de descobrir novos talentos, favorecendo o crescimento da empresa e contribuindo na vida de jovens, inclusive de forma social. Afinal, ao incentivar o cidadão a permanecer no caminho do trabalho, é possível auxiliá-lo em sua honra e a traçar uma vida com maior qualidade no dia a dia, tendo poder de compra e diversos acessos.
Todavia, também há privilégios fiscais, pois essa modalidade não gera vínculo empregatício. O mercado é aquecido com novas contratações e há benefícios para a corporação com o não pagamento dos encargos trabalhistas, como a isenção do FGTS, INSS, ⅓ sobre férias, multa rescisória e 13º salário, além da exoneração de alguns impostos.
3 motivos para contratar um estagiário
A fim de aprofundar nos ganhos de contar com esses aspirantes, separei três motivos pelos quais vale a pena contratar um estagiário, do ponto de vista empresarial. Veja:
1) Desenvolva um talento de acordo com sua cultura organizacional:
Em geral, para as organizações, esse é o período perfeito para selecionar, capacitar e descobrir novos prodígios. Assim, é possível desenvolver o perfil corporativo conforme sua missão e valores. Com isso, multiplica sua cultura interna e ensina as competências esperadas.
2) Tenha uma renovação criativa do quadro fixo
Ao capacitar o novo integrante, não há necessidade de buscar colaboradores em novos processos seletivos, os quais não possuem os conhecimentos requisitados para o quadro fixo em muitas das vezes. A alternativa mais viável é efetivar quem já foi treinado, tendo em vista a vivência concedida como estagiário. Inclusive, segundo dados, entre 40% a 60% dos estagiários alcançam essa conquista.
3) Possuem perfil inovador e são comprometidos:
Eles estão mais propensos a dominarem novas ferramentas, terem ideias “fora da caixa” e conseguirem circular com facilidade por diversas plataformas. Assim, podem trazer soluções ainda não pensadas para as questões da companhia, tornando o ambiente de trabalho mais aberto. Além disso, são compromissados, cumprem os prazos, horários e entregas. Afinal, eles buscam se destacar para crescer dentro da entidade e acompanhar o seu progresso. Em suma, a efetivação é um atrativo e o coloca em posição mais proativa.
Por fim, abra as portas da sua empresa para quem chega agora no mercado. Essa moçada veio para revolucionar a forma como as empresas trabalham, de modo a turbinar seus resultados e alcançar ainda mais pessoas. Para sair na frente, conte com a Abres!
* Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios